É já esta sexta-feira, dia 29 de setembro, que a última superlua do ano vai brilhar no céu noturno. Conhecida nos países de língua inglesa como “Harvest Moon”, o fenómeno segue outras duas superluas que marcaram agosto, que foi um mês em cheio para os entusiastas da observação astronómica, contando também com a chuva de estrelas das Perseidas.

Se ontem olhou para o céu ao início da noite pode ter já reparado que a Lua até parecia maior e mais brilhante do que o habitual. Como explica a NASA, a Lua atingiu o perigeu, ou seja, o ponto da órbita em que está mais próximo da Terra, no dia 27 de setembro. Hoje, dia em que a Lua atinge a fase Cheia, o satélite natural do nosso planeta estará a uma distância de 361.552 quilómetros. 

Note-se que esta não será a superlua mais próxima do nosso planeta. Durante a segunda superlua de agosto, o satélite natural da Terra esteve a uma distância de 357.343 quilómetros.

Mas qual é a melhor hora para observar o fenómeno? Em Portugal o pico do fenómeno acontece durante esta manhã, pelas 10h58 (hora de Lisboa), significando que a luz solar não possibilitará a sua observação. 

Veja a segunda superlua de agosto em fotografias espetaculares em Portugal e no mundo
Veja a segunda superlua de agosto em fotografias espetaculares em Portugal e no mundo
Ver artigo

No entanto, sempre poderá ver a superlua cheia a brilhar no céu esta noite. O website In-the-sky.org ajuda a saber a partir de que hora pode observar o satélite natural da Terra. Basta colocar a sua localização para aceder a dados ajustados ao sítio onde se encontra.

Por exemplo, se está em Lisboa, fique a saber que a Lua deverá começar a surgir no céu por volta das 19h08. Não se esqueça: a observação de fenómenos astronómicos como esta superlua deve ser idealmente feita num local mais escuro e longe da poluição luminosa das cidades.

Enquanto espera para observar a última superlua de 2023, aproveite para dar uma vista de olhos às fotografias da segunda que marcou o mês de agosto, captadas um pouco por todo o mundo incluindo em Portugal. 

Clique nas imagens para recordar a segunda superlua de agosto