Várias agências espaciais, e até missões privadas, estão a redescobrir a Lua como destino de exploração científica, mas a maioria das iniciativas são isoladas e não têm um suporte de comunicações estruturado, nem sistemas de navegação que permitam orientar os robots no terreno lunar. E é isso que a ESA, a Agência Espacial Europeia, quer mudar.

A organização que tem participado em consórcio em muitas missões de exploração científica, à procura de informação valiosa sobre a origem do universo, adiantou hoje que tem planos para construir uma constelação de satélites comerciais na órbita da Lua.

A iniciativa recebeu o nome de Moonlight e a ESA explica que "usar um sistema de telecomunicações e sistemas de navegação partilhado reduziria a complexidade de futuras missões individuais [de exploração da Lua] e libertava espaço para mais instrumentos científicos e outra carga, tornando cada missão mais eficiente nos custos".

Dois consórcios vão ser financiados pela ESA para definir estratégias e está prevista a partilha de mais dados amanhã, em conferência de imprensa, na qual participam a Surrey Satellites Technology  e a  Telespazio,  a Agência Espacial britânica e a Agência Espacial Italiana.

Nos últimos meses Marte tem estado em destaque nas notícias, com várias missões a aproveitarem a janela de lançamento favorável de 2020 para chegar ao Planeta Vermelho, com iniciativas bem sucedidas da NASA, da China e dos Emirados Árabes Unidos. Ainda na semana passada a Agência Espacial Chinesa conseguiu colocar com sucesso um rover no terreno, tornando-se a segunda a conseguir esta proeza.

A Lua é o destino que se segue, com várias missões previstas para 2022-2025, entre as quais a da ESA, que em 2025 vai enviar sonda de prospeção a bordo do Luna-27 da Rússia para procurar água no polo sul da Lua.

Desde o fim do programa Apollo da NASA, em 1972, que o interesse pela exploração do satélite natural da terra abrandou, mas agora há um novo interesse em obter mais dados da Lua. Até agora apenas a Agência Espacial Americana fez aterrar humanos, apesar da China e da Rússia terem também enviado os seus exploradores robóticos.

Recorde 10 curiosidades que se podem contar sobre as missões à Lua, preparada para assinalar o 50º aniversário da Apollo 11.

Clique nas imagens para mais detalhes.

Entre as várias propostas que estão a ser estudadas para a Lua, a SpaceX está  a preparar turismo espacial e um milionário japonês foi o primeiro a reservar as passagens, comprando todos os bilhetes disponíveis.

A Rússia e China  também anunciaram que estão de acordo para criar uma estação espacial lunar e a NASA tem na calha o projeto de uma "base espacial", a Gateway, que vai dar suporte aos astronautas em missões na Lua.

Veja as imagens do que está a ser preparado

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação. Última atualização 15h15

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.