Tal como previsto pela NASA Asteroid Watch, a madrugada deste domingo trouxe até à Terra mais um asteroide, mas sem qualquer perigo - como também tinha sido anunciado. Com cerca de um metro de ponta a ponta, o objeto desintegrou-se como uma bola de fogo.

O fenómeno foi visto nos céus da Alemanha, mais precisamente a cerca de 50 quilómetros a oeste de Berlim.

Clique nas imagens para mais detalhe

"Atenção: um pequeno asteroide vai desintegrar-se como uma bola de fogo inofensiva a oeste de Berlim, perto de Nennhausen, em breve às 1h32 CET. Os observadores poderão vê-lo se [o céu] estiver limpo!", referia o tweet.

Vídeos partilhados nas redes sociais ao longo do dia de domingo mostraram a descida do objeto brilhante, pouco depois do investigador húngaro autodenominado “caçador de asteroides” Krisztián Sárneczky o ter avistado, a partir de um observatório precisamente na Hungria.

​O asteroide foi inicialmente batizado de Sar2736 antes que o centro da International Astronomical Union que recolhe dados sobre cometas e “satélites naturais irregulares externos de grandes planetas” o nomeasse oficialmente 2024 BX1, informou a EarthSky.

O 2024 BX1 media cerca de um metro de ponta a ponta, de acordo com Denis Vida, especializado em física de meteoros e fundador do Global Meteor Project, e terá “provavelmente” deixado cair alguns meteoritos no chão.

O físico partilhou também no X (Twitter) um dos vídeos mais nítidos da queda do asteroide.

As imagens foram originalmente captadas por uma câmara de transmissão ao vivo instalada na cidade alemã de Leipzig, referiu investigador.