Batizado de asteroide (7482) 1994 PC1, a gigantesca rocha espacial tem um tamanho de cerca de 1,1 quilómetro, que os cientistas comparam a cerca de duas vezes e meia a altura do Empire State Building. Tal como o nome indica, o asteroide foi descoberto em 1994 e embora tenha sido classificado como “Potencialmente Perigoso” pelo seu tamanho, este não representa um perigo efetivo para o planeta. Os especialistas dizem que um asteroide deste tamanho atinge a Terra a cada 600 mil anos.

Hoje é dia da Terra receber a sua “visita”, estimando-se que passe a uma distância de 1,93 milhões de quilómetros do planeta, ou seja, cerca de 5,15 vezes a distância da Lua. Além de não representar perigo, os astrónomos amadores vão poder deliciar-se com a sua passagem, bastando observar o céu com os seus telescópios domésticos.

Veja na galeria algumas representações do asteroide:

O ponto de maior aproximação será às 21h51 (hora de Lisboa) de hoje, dia 18 de janeiro. Segundo os cálculos dos astrónomos, esta será a maior aproximação prevista da órbita do asteroide para os próximos 200 anos. Por isso, será a oportunidade de uma vida para o observar.

O asteroide (7482) 1994 PC1 foi descoberto por Robert McNaught, no observatório Siding Spring na Austrália, no dia 9 de agosto de 1994. Depois da sua descoberta, os astrónomos utilizaram a sua trajetória, descobrindo registos fotográficos em observações que datavam a setembro de 1974. Assim, com quase 50 anos de observações, os cientistas referem que a órbita do asteroide já está bem estabelecida.

Em relação à Terra, o asteroide viaja a uma velocidade de cerca de 70 mil quilómetros por hora, ou seja, quase 20 quilómetros por segundo. Segundo é explicado, este será parecido com um ponto de luz, como se fosse uma estrela, deslocando-se no manto da noite pelas estrelas. É considerado um objeto com uma magnitude de brilho de 10, permitindo aos observadores utilizar um telescópio de 6 polegadas para o detetar.

A Earthsky aconselha que se utilize uma câmara no telescópio programada para tirar exposições de 30 a 45 segundos. De recordar ainda que hoje é dia de Lua Cheia, por isso o céu vai estar mais brilhante, mas estará afastada do local de passagem do asteroide, não devendo ser difícil de o encontrar. Os observadores mais experientes dizem que este será um dos mais fáceis de localizar, no caso de o telescópio estar apontado na direção correta, na hora certa.

No caso de não ter equipamento ou experiência para observar o asteroide, pode procurar na internet algumas iniciativas de transmissão. A NASA oferece o website Eyes, com o mapa do espaço em que pode ver em tempo real a simulação dos movimentos dos asteroides. Mas pode procurar no YouTube, streamings de entusiastas que vão acompanhar o asteroide. Também o website Virtual Telescope promete atividades em torno da passagem do rochedo.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.