O Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra da NASA afirma que há um asteróide previsto passar muito perto do planeta e tem uma hipótese remota, mas efetiva, de atingir a nossa superfície em 0,41%, segundo os dados da Agência Espacial norte-americana. O objeto celeste, batizado de 2018VP1, tem previsão de passar pela Terra na véspera das eleições presidenciais dos Estados Unidos no dia 2 de novembro, avança a CNN.

Segundo a NASA, o asteróide é muito pequeno, com cerca de dois metros de diâmetro e não apresenta qualquer perigo para a Terra. Para além de uma hipótese reduzida de entrar em rota de colisão com o planeta, caso isso venha a acontecer, este irá desintegrar-se na nossa atmosfera, devido ao seu tamanho.

O 2018VP1 foi observado pela primeira vez no Observatório Palomar, na Califórnia, em 2018 e desde então entrou na lista de vigilância da NASA. Em contraste, a de 16 de agosto, um asteróide com uma dimensão semelhante à de um Tesla Model 3 passou a 2.950 quilómetros do nosso planeta e os cientistas só se deram conta depois do sucedido.

Esse asteróide, que tomou o nome de 2020 QG, foi também detetado pelo Observatório Palomar, seis horas depois da sua passagem pela Terra. Os investigadores da NASA estimam que o fenómeno tenha sido um dos “voos” mais rasantes alguma vez registados. Igualmente por ser pequeno, seria desintegrado na atmosfera.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.