Os 30 finalistas da segunda edição da iniciativa Zero-G Portugal - Astronauta por um Dia, organizada pela Agência Espacial Portuguesa (Portugal Space), já cumpriram a sua primeira experiência de voo parabólico, onde tiveram a oportunidade de experienciar a sensação de gravidade zero.

Os aspirantes a astronautas seguiram esta manhã para a experiência a Zero-G a bordo de um Airbus A310 operado pela Novespace, subsidiária da Agência Espacial Francesa (CNES), que partiu da Base Aérea nº. 11 da Força Aérea Portuguesa, em Beja. 

Clique nas imagens para ver a partida dos jovens com mais detalhe 

A chuva marcou o final do dia de ontem, e ainda se fazia sentir hoje de manhã, à medida que os jovens, acompanhados por instrutores de voo, alinhavam os últimos pormenores antes da partida. No entanto a chuva não comprometeu o voo, que avançou após o típico compasso de espera para as últimas verificações de segurança.

Este conjunto de jovens do ensino básico e secundário, composto por 20 rapazes e 10 raparigas e vindo de vários pontos do país, inclui, pela primeira vez, finalistas vindos das regiões autónomas dos Açores e da Madeira, assim como de Faro e de Beja.

Para lá da tripulação, composta por quatro pilotos e 16 membros, de instrutores a especialistas de segurança, passando ainda por um médico e coordenadores de voo, os jovens foram acompanhados por um conjunto de passageiros onde se destacam incluem Matthias Maurer, astronauta da ESA, que esteve também presente na primeira edição da iniciativa, e Jean-François Clervoy, ex-astronauta e presidente da Novespace.

O voo em si é composto por uma série de manobras de ascensão e queda, que começam a ser realizadas quando o avião chega a uma altitude acima dos 6.000 metros. Num período de cerca de uma hora, são realizadas 15 parábolas. A primeira replica os efeitos da gravidade como se os passageiros estivessem em Marte e as suas seguintes como se estivessem na Lua.

De seguida, são realizadas 12 parábolas onde é possível experimentar uma sensação de gravidade zero. Estas parábolas são separadas por intervalos, entre dois a cinco segundos. Contas feitas, neste voo, os jovens têm a oportunidade de experienciar entre cinco a seis minutos de gravidade zero.

Depois de cerca de um voo com uma duração total de cerca de uma hora e 45 minutos, os aspirantes a astronautas regressaram são e salvos a terra firme, com novas memórias para recordarem, sendo recebidos pelas suas famílias, que aguardavam ansiosamente pela sua chegada.

Para assinalar a conclusão da segunda edição da iniciativa Zero-G Portugal, os astronautas por um dia levaram para casa um diploma, entregue numa cerimónia que contou com a presença de Ricardo Conde, presidente da Portugal Space; Elvira Fortunato, ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; João Costa, ministro da Educação; e Carlos Lourenço, comandante da Base Aérea nº. 11 da Força Aérea Portuguesa. Além do diploma, os jovens levam também consigo os fatos que usaram durante a viagem, como recordação da experiência.

Como é que se prepara para ser astronauta por um dia?

Os jovens chegaram à cidade alentejana no dia 31 de agosto, para uma variedade de atividades e formações antes do voo, aproveitando também a ocasião para reforçar laços entre si.

O dia anterior à experiência em gravidade zero foi reservado a um briefing com especialistas e instrutores, que o SAPO TEK também teve a oportunidade de acompanhar, dedicado aos procedimentos a realizar antes, durante e depois do voo, mas também às recomendações a não esquecer.

Os jovens, divididos em quatro equipas, com os temas Moon, Mars, Jupiter e Saturn, experimentaram pela primeira vez os fatos que iam levar e, uma vez vestidos a rigor, seguiram para uma visita ao Airbus A310, para ficaram a par de como tudo ia funcionar.

Clique nas imagens para ver a preparação dos jovens astronautas por um dia 

Do nervosismo ao entusiasmo, para os jovens com quem o SAPO TEK falou é difícil encontrar palavras que descrevam a sensação de embarcar na aventura única que é ser astronauta por um dia.

Aliás, para muitos, a altura em que entraram pela primeira vez no avião, já equipados com fatos "espaciais", foi o momento em que "a ficha caiu" e em que verdadeiramente se deram conta da realidade que os esperava.

Nesta segunda edição, a Portugal Space recebeu 552 candidaturas, num número recorde de inscrições. Depois da primeira etapa, que avaliou a criatividade dos participantes, para a segunda avançaram 250 candidatos.

Emoção, vómitos e proezas em gravidade zero. As primeiras impressões dos jovens astronautas por um dia
Emoção, vómitos e proezas em gravidade zero. As primeiras impressões dos jovens astronautas por um dia
Ver artigo

Deste conjunto, foram selecionados 125 jovens num teste às suas aptidões físicas na terceira fase. Já na quarta e última etapa, um júri avaliou as capacidades de comunicação de 60 candidatos, selecionando, por fim, os finalistas que avançaram para o voo parabólico.

Recorde-se que, a primeira edição da iniciativa Zero-G Portugal - Astronauta por um Dia decorreu em setembro do ano passado, que deu a 31 jovens a oportunidade de embarcarem num voo parabólico onde experienciaram entre cinco a seis minutos de gravidade zero.

Clique nas imagens para recordar o voo dos jovens astronautas por um dia em 2022

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação (Última atualização: 14h13)