Hoje 30 jovens portugueses vão ter a oportunidade de serem astronautas por um dia e de experienciarem a sensação de gravidade zero num voo parabólico. Mas, antes de partirem, os finalistas da iniciativa Zero-G Portugal, promovida pela Agência Espacial Portuguesa (Portugal Space), tiveram a oportunidade de ficar a conhecer um pouco mais sobre a experiência de Matthias Maurer, astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA), no Espaço.
O astronauta alemão passou 175 dias na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), naquela que foi a sua primeira missão, de nome Cosmic Kiss, que, como o próprio indica, não foi escolhido ao acaso, afirmando-se como uma “declaração de amor ao Espaço”.
Clique nas imagens para mais detalhes
O entusiasmo sentido pelos jovens finalistas é grande e o astronauta relembra que sentiu uma sensação semelhante antes de partir rumo à ISS a 21 de novembro de 2021, a bordo da Crew-3.
Encorajar crianças e jovens a ganharem o gosto pelas Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM, na sigla em inglês) e a seguirem os seus interesses e ambições relativamente ao Espaço foi também um dos objetivos da missão Cosmic Kiss, algo que, para o astronauta, tem uma importância em particular.
Matthias recorda que o seu interesse pelo Espaço surgiu durante a juventude. Nessa altura, sempre que via astronautas na televisão ficava fascinado e questionava-se se seriam mesmo “super humanos” para realizarem tal proeza: “pensava que ir ao Espaço nunca seria possível para mim”.
Muito mais tarde, em 2008, depois de assistir a um anúncio da ESA, Matthias apercebeu-se que essa realidade podia ser bem diferente. Como realça, "não é preciso ser um super-Homem para voar ao Espaço: os astronautas são seres humanos normais”.
“Pensem em grande. Se o conseguem sonhar, na maioria das vezes, também o conseguem fazer. Quando voarem amanhã, estarão muito mais à frente do que eu estava no caminho para me tornar num astronauta”, enfatiza Matthias Maurer.
Recorde-se que, ao longo da sua estadia na ISS, o astronauta participou num vasto conjunto de tarefas, entre ajudar na instalação do braço robótico europeu e múltiplas experiências científicas, em áreas como saúde, ciência dos materiais, ou desenvolvimento de tecnologia.
Clique nas imagens para recordar algumas das experiências em que Matthias Maurer participou
Pelo caminho, o astronauta alemão documentou grande parte do processo, partilhando-o com o mundo através da Internet, de rotinas de exercício espacial e treinos em microgravidade a vistas impressionantes da Terra, captadas a partir da cúpula panorâmica da Estação Espacial.
Veja o vídeo
Para Matthias Maurer a estadia na ISS simbolizou o concretizar de dois dos seus sonhos: voar para o Espaço e fazer uma “caminhada espacial” no exterior da Estação. Agora falta cumprir-se o seu terceiro sonho, que passa por voar até à Lua, algo que poderá acontecer num futuro próximo no contexto das missões lunares Artemis, tendo em conta a cooperação entre NASA e ESA.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Entre o moderno e tradicional, as várias faces de Shenzen, o Silicon Valley da China -
App do dia
Identificação de plantas conta com a ajuda da PlantNet -
Site do dia
Sidenote é uma extensão para o Chrome que permite comentar ou falar ao vivo em qualquer página web -
How to TEK
Capte fotografias com maior qualidade com estas 8 dicas simples
Comentários