A NASA continua a distribuir contratos a empresas privadas para conduzir missões espaciais. Desta vez a Blue Origin foi a escolhida para o lançamento da missão ESCAPADE (Escape and Plasma Acceleration and Dynamics Explorers) em Marte. O objetivo desta missão é estudar a magnetoesfera de Marte, ou seja, o campo magnético da atmosfera do planeta vermelho.

A ESCAPADE vai ser lançado à boleia do foguetão New Glenn da Blue Origin a partir do complexo espacial de Cabo Canaveral, na Flórida. A missão está prevista para o final de 2024.

A missão consiste na exploração da área magnetizada do espaço à volta do planeta, utilizando dois pequenos satélites idênticos, que vão fornecer observações de dois pontos distintos em simultâneo. Estes satélites vão ajudar a fornecer dados aos investigadores para melhor compreenderem como é que a magnetoesfera interage com o vento solar e como a energia e o plasma entram e saem desta área.

Cada satélite carrega três instrumentos: o magnetómetro que vai medir o campo magnético; um analisador electroestático para medir os iões e eletrões; e uma sonda para medir a densidade do plasma e o fluxo dos raios solares extremos ultravioleta.

Espera-se que a missão ESCAPADE demore cerca de 11 meses a chegar a Marte, depois de deixar a órbita terrestre. Chegado ao planeta, vão ser necessários mais alguns meses para que os equipamentos ajustem as suas órbitas até conseguirem obter o melhor posicionamento para registar os dados.

A informação vai permitir à NASA avaliar melhor a meteorologia no espaço, de forma a proteger tanto os astronautas como satélites, seja a orbitar a Terra como em missões de exploração do sistema solar.