A Blue Origin completou com sucesso o 25º voo do programa New Shepard e o sétimo tripulado. A nave da empresa de Jeff Bezos teve seis “turistas” a bordo, que seguiram numa viagem que durou cerca de 10 minutos, no último domingo, dia 19 de maio.

A tripulação dos (agora) novos astronautas incluía Mason Angel, Sylvain Chiron, Kenneth L. Hess, Carol Schaller, Gopi Thotakura e Ed Dwight, ex-capitão da Força Aérea dos EUA com 90 anos e que foi também o primeiro negro candidato a astronauta no programa de treino de 1961, mas que nunca tinha tido a oportunidade de voar.

Clique para ver as imagens do voo NS-25 com mais detalhe

A emoção de chegar ao Espaço no voo do primeiro turista espacial português. Veja o vídeo
A emoção de chegar ao Espaço no voo do primeiro turista espacial português. Veja o vídeo
Ver artigo

Este foi o primeiro voo da Blue Origin com pessoas depois do incidente de 12 de setembro, com a missão não-tripulada NS-23, que resultou na explosão do foguetão. Apesar do incidente, a cápsula regressou à Terra em segurança, salvando-se a sua carga.

Quase seis meses depois do incidente, a Blue Origin publicou um relatório com os resultados da investigação do motivo da avaria que levou à explosão.

Segundo o documento, a causa direta do infortúnio da missão foi uma falha térmica-estrutural do bocal do motor. Isso resultou num desalinhamento da propulsão, fazendo disparar o sistema de emergência da fuga da cápsula, tal como seria de acontecer numa situação de emergência como esta.

Desde essa altura, a empresa de Jeff Bezos - que chegou a levar o primeiro português ao espaço - voou apenas com a missão de carga NS-24, que transportou 33 experiências científicas, e agora. No total, a Blue Origin já levou 37 pessoas ao espaço.