No início desta semana, a NASA anunciou que o satélite CAPSTONE (Cislunar Autonomous Positioning System Technology Operations and Navigation Experiment) já se tinha libertado da órbita terrestre e que estava pronto para rumar até à Lua. No entanto, o pequeno satélite em forma de cubo deixou de comunicar com a base terrestre, com a equipa da agência espacial a trabalhar para compreender a causa e a tentar restabelecer o sinal com o equipamento.

Depois de um momento em que se acreditava que o futuro da missão à Lua poderia estar comprometido, a NASA dá a conhecer que voltou a estabelecer a comunicação com o satélite.

De acordo com a NASA, o CAPSTONE está de "boa saúde" e conseguiu continuar as suas operações mesmo quando não estava a comunicar com os especialistas na Terra. O pequeno satélite prepara-se agora para uma manobra de correção da sua rota que lhe permitirá atingir a orbita lunar com uma maior precisão.

Recorde-se que, apesar do "susto", a equipa da NASA tinha "bons dados sobre a trajetória da nave" tendo em conta a "primeira passagem completa e uma segunda passagem parcial da estação terrestre com a Deep Space Nwtwork", explicou Sarah Frazier, porta-voz da NASA, em declarações à imprensa internacional.

A missão tinha também "combustível suficiente para adiar a manobra de correção da trajetória inicial, pós-separação, por diversos dias”.

Enviado para o Espaço no final de junho, o CAPSTONE vai desempenhar um papel importante no desenvolvimento da Gateway, a futura estação espacial que vai orbitar a Lua, como parte do programa Artemis, que marcará o regresso do Homem ao satélite natural da Terra.

Espera-se que a missão Artemis I seja lançada para o Espaço entre o dia 23 de agosto e 6 de setembro. Este primeiro módulo será não tripulado, servindo como ensaio à viagem até à Lua, em que vai ser estudado o impacto no corpo humano. O foguetão Space Launch System (SLS) já está na base de lançamento para se juntar à cápsula Orion e seguir viagem na Artemis I, passando por uma série de testes importantes antes de seguir viagem.

Clique nas imagens para mais detalhes 

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 10h00)

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.