Um grupo de investigadores publicou um estudo sobre o impacto de intervenções coloridas e elementos da natureza na vida das pessoas. Para tal foi utilizada realidade virtual para simular os ambientes naturais que podem ser encontrados durante um passeio pela natureza, assim como em ambientes urbanos, dominados pelo cinzento do betão.

O estudo, partilhado na revista científica Frontiers, destaca o impacto positivo dos ambientes verdes durante as atividades físicas espontâneas e no bem-estar geral dos utilizadores. Os cientistas afirmam que é muito difícil de medir e recolher a qualidade e o impacto psicológico em cenários naturais reais, motivo pelo qual Por foi utilizada uma solução de realidade virtual.

Clique nas imagens para mais detalhes

Neste caso foram criadas vários cenários, incluindo a colocação de marcas coloridas no chão, permitindo aos utilizadores terem sensações de velocidade, comportamentos de observação do cenário, e foi registado o respetivo impacto psicológico. O estudo teve a participação de 36 adultos, que foram avaliados tanto em ambientes cinzentos urbanos, como nos verdes da natureza.

Os resultados obtidos em realidade virtual foram semelhantes aos que tinham sido recolhidos em ambientes naturais: os participantes andaram mais lentamente e tiveram melhores taxas cardíacas nos cenários verdes do que nos ambientes cinzentos, indicando desta forma experiencias mais agradáveis. As caminhadas espontâneas relevaram-se mais presentes nos designs coloridos e as observações foram mais prolongadas nestes cenários naturais.

Na publicação, é referido que os seres humanos são melhor adaptados fisiologicamente para viverem em vegetação verde do que em ambientes de betão. “No entanto, nem sempre é possível introduzir vegetação natural nestes ambientes de construção”, referem os cientistas. E que o planeamento da cidade, com a falta de recursos, pode interferir nos planos de incluir espaços verdes nas cidades.

A equipa de investigadores criou ambientes simulados, tais como pontos e outras infraestruturas cobertas com vegetação e árvores, dando-lhes um ar mais natural. E as respostas dos utilizadores foram conclusivas, com resultados positivos na presença das cores da natureza.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.