Em dezembro do ano passado, a Microsoft e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) fecharam uma parceria na área da realidade mista, com vista a potenciar o desenvolvimento do ensino, investigação e inovação tecnológica na área de prestação de cuidados de saúde, e onde o sistema HoloLens 2 desempenha um papel de relevo.

Os óculos de realidade aumentada afirmam-se como uma porta de entrada para o futuro da Medicina e, durante a edição de 2022 do Bulding the Future, foi feita uma demonstração da tecnologia, realizada entre Lisboa e Oslo.

Na demostração é possível observar uma aplicação quer permite uma visualização virtual do fígado, que, de acordo com Dag Otto Christensen, gestor do produto da HoloCare, está a ser utilizada em ensaios clínicos para planeamento pré-operatório no hospital universitário de Oslo.

Como indica Luís Cruz Castro, no contexto da cirurgia experimental no Centro Tecnológico Reynaldo dos Santos, o projeto HoloCare dá aos cirurgiões a oportunidade de planearem as suas intervenções ainda antes de abordarem os pacientes.

Já Mauro Sousa afirma que a utilização do sistema de realidade aumentada através do grupo de trabalho com a equipa que se encontra em Oslo permitiu visualizar possíveis análises pré-operatórias, neste caso do fígado, assim como antever dificuldades, projetar com pessoas de outros campos de trabalho, como oncologistas, e interagir em simultâneo com profissionais de outras regiões.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre o HoloLens 2

Segundo Fausto Pinto, Diretor da FMUL, a parceria com a Microsoft vai possibilitar a implementação de novas áreas tecnológicas que ajudarão "a introduzir no ensino, na investigação e na prática médica algumas destas técnicas e tecnologias que têm tido um desenvolvimento extraordinário", permitindo uma maior qualidade nos serviços prestados.

HoloLens 2 da Microsoft utilizado para treino de estudantes de medicina e prestadores de cuidados de saúde
HoloLens 2 da Microsoft utilizado para treino de estudantes de medicina e prestadores de cuidados de saúde
Ver artigo

Recorde-se que, no âmbito da parceria, o HoloLens 2 será usado em sistemas de realidade aumentada, incluindo computação holográfica, com acesso a sistemas de simulação, oferecendo uma formação médica em ambientes imersivos e aplicação de cirurgia experimental.

A segunda área estratégica impulsionada pelo HoloLens 2 é a Inteligência Artificial, garantindo o acesso a diagnósticos de precisão, análise e processamento de dados em Saúde. O uso de Machine Learning e os dados clínicos sobre as doenças neurológicas e cardiovasculares ficarão disponíveis para consulta, análise e armazenamento na Cloud.