Não foi um teste 100% bem sucedido, mas a SpaceX deu um importante passo no plano de lançar a nave Starship em voo orbital experimental, previsto para março. O objetivo do mais recente teste foi disparar 33 motores, em fogo estático, tendo sido concluído com sucesso. No entanto, apenas 31 motores dispararam, o suficiente para atingir a órbita, como disse Elon Musk na sua conta do Twitter. Até agora, a SpaceX nunca tinha ligado mais que 14 dos 33 motores Raptores que compõem o Super Heavy.

O dono da SpaceX explicou que a equipa bloqueou um dos motores ainda antes do disparo e outro que se desligou sozinho. Mas o resultado foi positivo no primeiro fogo estático com este número de motores em simultâneo. O teste consistiu no disparo dos motores do foguetão Super Heavy, durante cerca de 10 segundos, mantendo-se estático na plataforma de lançamento, resultando numa gigantesca nuvem de fumo, como se pode ver no vídeo partilhado pela SpaceX.

Este teste, realizado sem qualquer protótipo da Starship acoplado, poderá aumentar o otimismo de Elon Musk para o teste orbital previsto para março. Anteriormente, o magnata tinha referido que faltavam realizar mais testes, que se corressem bem, manteria os planos de lançamento da Starship.

Em janeiro, a SpaceX realizou um teste importante ao juntar a Starship com o booster Super Heavy, em antecipação ao primeiro voo orbital da nave espacial. A equipa encheu os tanques com combustível e treinou o conjunto de procedimentos que antecedem um lançamento. Este foi o primeiro teste em que a nave e o booster estiveram totalmente atestados.

Veja na galeria imagens do teste:

Agora que foi feito o teste de fogo estático do Super Heavy, a SpaceX vai agora colocar a Starship nos propulsores, preparando para os passos finais do derradeiro teste. Este último ensaio terá sido o final realizado no solo, antes de ligar os motores para o voo orbital, disse a CEO da SpaceX, Gwynne Shotwell à CNN, reafirmando que poderá acontecer em março.

Primeiro teste de voo orbital da Starship deverá acontecer em março
Primeiro teste de voo orbital da Starship deverá acontecer em março
Ver artigo

O teste orbital é crucial para os planos da SpaceX avançarem para a próxima fase, neste caso o suporte à missão Artemis da NASA. No cronograma, a Starship vai participar na missão Artemis III, prevista para 2025, que marcará o regresso de humanos à Lua e outra missão tripulada prevista para 2027como parte da Artemis IV.

Há cerca de ano e meio que a SpaceX está a preparar o teste orbital da Starhip, cumprindo etapas minuciosas de testes. Alguns deles nem sempre bem-sucedidos. Em julho do ano passado, o primeiro estágio de um protótipo do Super Heavy explodiu em chamas de repente, durante um teste de solo realizado pela SpaceX, levando Elon Musk a admitir em resposta ao vídeo da explosão que o sucedido não era bom, comprometendo as datas dos testes seguintes.