Em janeiro, a SpaceX realizou um teste importante ao juntar a Starship com o booster Super Heavy, em antecipação ao primeiro voo orbital da nave espacial. Foi realizado um teste de fogo estático dos propulsores, tendo como objetivo depois acoplar a Starship. Neste teste, a empresa tratou de encher os tanques com combustível e treinar o conjunto de procedimentos que antecedem um lançamento. Foi a primeira vez que a nave e o booster estiveram totalmente atestados de combustível.

Ainda faltam realizar mais testes que, nas palavras de Elon Musk, se correrem bem, permitirá à SpaceX lançar a Starship para o teste orbital em março. A resposta foi dada a um seguidor no Twitter que lhe perguntou se a Starship já estava pronta.

Anteriormente, a Space explicou que os próximos passos seriam focados em preparar o Super Heavy para um teste de fogo estático a solo, de forma a verificar o funcionamento dos seus motores. A Starship voltaria depois a ser colocada no topo dos propulsores e preparar os passos finais para o aguardado voo.

Até agora, a SpaceX nunca ligou mais que 14 dos 33 motores Raptores que compõem o Super Heavy. Para obter a licença do voo orbital, a empresa terá de superar o teste de fogo estático com todos os motores ativos, algo que deverá acontecer durante as próximas semanas de fevereiro.

Veja na galeria testes anteriores da Starship

O teste orbital é crucial para os planos da SpaceX avançarem para a próxima fase, neste caso o suporte à missão Artemis da NASA. No cronograma, a Starship vai participar na missão Artemis III, prevista para 2025, que marcará o regresso de humanos à Lua e outra missão tripulada prevista para 2027, como parte da Artemis IV.

Ainda em janeiro a SpaceX voltou a demonstrar as capacidades do Falcon Heavy, no quinto voo bem-sucedido daquele que se afirma como o foguetão mais "poderoso" da empresa de Elon Musk. Os propulsores laterais do primeiro estágio do foguetão foram recuperados após a missão, numa manobra que pode recordar no vídeo que se segue.

Há cerca de ano e meio que a SpaceX está a preparar o teste orbital da Starhip, cumprindo etapas minuciosas de testes. Alguns deles nem sempre bem-sucedidos. Em julho do ano passado, o primeiro estágio de um protótipo do Super Heavy explodiu em chamas de repente, durante um teste de solo realizado pela SpaceX, levando Elon Musk a admitir em resposta ao vídeo da explosão que o sucedido não era bom, comprometendo as datas dos testes seguintes.