O acordo entre a NASA e a SpaceX quer definir a partilha de informação para manter e melhorar a segurança espacial, e deverá permitir que cooperem e partilhem dados. As duas organizações já trabalham juntas em vários projetos, incluindo os voos comerciais para a Estação Espacial Internacional com  a Crew Dragon, e este é mais um passo de ligação.

"O foco do acordo é evitar a conjunção e evitar a colisão de lançamento entre a espaçonave da NASA e a grande constelação de satélites SpaceX Starlink, bem como as missões de compartilhamento de viagens relacionadas", refere a NASA. Uma conjunção é definida como uma aproximação entre dois objetos no espaço, geralmente em alta velocidade.

A SpaceX tem autorização para lançar 12.000 satélites (num total previsto de 42.000) para disponibilizar internet mais barata, mas sobretudo garantir a conetividade nas áreas rurais e com mais dificuldade em aceder aos serviços online. Até agora, a empresa já colocou mais de 1.000 satélites em órbita, mas os lançamentos parecem agora intensificar-se, estando já marcado o próximo para o dia 21 de março, a partir do Cabo Canaveral, caso as condições meteorológicas sejam favoráveis.

Veja imagens de um lançamento de satélites da constelação Starlink no espaço:

O lixo anda à solta no Espaço e de vez em quando é preciso “fugir” dele. Que o diga a ESA
O lixo anda à solta no Espaço e de vez em quando é preciso “fugir” dele. Que o diga a ESA
Ver artigo

Neste acordo a empresa de Elon Musk compromete-se a fazer com que os seus satélites Starlink manobrem de forma autónoma ou manual para garantir que as missões dos satélites científicos da NASA e outros ativos possam continuar a funcionar sem falhas e evitar uma colisão. A menos que seja informado de outra forma pela SpaceX, a NASA concordou em não manobrar seus ativos no caso de uma potencial colisão para garantir que as duas partes não façam manobras evasivas em simultâneo.

Este tipo de gestão de rotas de satélites já é feito há décadas e depende da coordenação entre operadores, dados precisos, uma base técnica sólida para análise de risco e processos proativos.

A NASA já tem um manual de boas práticas para evitar colisões que foi lançado em dezembro e que está disponível publicamente.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.