A última semana foi particularmente atarefada para a SpaceX. Além de levar a tripulação da Crew-5 para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e de colocar em órbita a missão G-33/G-34 da Intelsat, a empresa lançou para o Espaço mais uma “remessa” de 52 satélites Starlink e um vídeo partilhado por Elon Musk revela uma nova perspetiva dos últimos momentos do segundo estágio do foguetão Falcon 9.

No vídeo, que, de acordo com o CEO da SpaceX, foi captado do ponto de vista de um dos satélites Starlink, é possível observar o segundo estágio do foguetão à medida que se preparava para reentrar e desintegrar-se na atmosfera terrestre.

Recorde-se que, ao contrário do primeiro estágio do foguetão, que é reutilizável e que volta para a Terra de modo a ser utilizado noutras missões, o segundo, que tem como missão colocar as “remessas” de satélites Starlink em órbita, tem um fim diferente, desintegrando-se na atmosfera depois de cumprir o seu propósito.

No caso deste lançamento, o primeiro estágio do Falcon 9 aterrou de forma bem sucedida na plataforma Of Course I Still Love You, no Oceano Atlântico, como é possível ver no vídeo partilhado pela SpaceX através do Twitter.

Depois de ter anunciado que a constelação de satélites Starlink já tinha cobertura global, com a chegada à Antártida, a SpaceX quer continuar a acelerar a conetividade em serviços de mobilidade. A empresa, que foi autorizada a instalar os terminais em veículos em movimento, já tinha partilhado os seus planos para equipar aviões e navios com o seu sistema de Internet por satélite.

Starlink quer fornecer internet a autocarros escolares nos Estados Unidos
Starlink quer fornecer internet a autocarros escolares nos Estados Unidos
Ver artigo

Ainda em setembro, a SpaceX deu a conhecer que quer fornecer Internet aos estudantes que têm de percorrer em grandes distâncias entre a escola e casa, sobretudo nas zonas rurais dos Estados Unidos. A SpaceX estima que cerca de 17 milhões de estudantes nos Estados Unidos ainda não tenham acesso à Internet em casa, sobretudo nas famílias mais desfavorecidas.

Para lá das ambições da empresa no que respeita à Starlink, a Crew-5, que seguiu rumo ao Espaço no mesmo dia em que o novo conjunto de satélites foi colocado em órbita, chegou sã e salva à ISS após uma viagem de 29 horas. A tripulação, composta por Nicole Mann e Josh Cassada (NASA), Koichi Wakata (JAXA) e Anna Kikina (Roscosmos), vai passar os próximos seis meses na ISS, onde vão realizar mais de 200 experiências científicas, estando também planeadas demonstrações tecnológicas.

Clique nas imagens para recordar a chegada

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.