Não existem registos públicos e oficiais que reúnam a informação dos lançamentos anuais de todos os foguetões para o espaço dos diferentes países e organizações, mas o website Space Launch Report vai reunindo os lançamentos feitos ao longo dos anos, em forma de compêndio, com registos que datam de 1957. Observando os registos que foram feitos em 2021, foram feitas 144 tentativas de voos orbitais durante o ano, ainda que só 133 tenham sido bem-sucedidos, segundo o website. E como aponta a Ars Technica, esse número total não inclui, por exemplo, duas tentativas não anunciadas de lançamento do veículo iraniano Simorgh.

Olhando para 2021, é possível ver a lista de veículos que foram lançados para o espaço, sendo o foguetão chinês Chang Zheng o que viajou mais, com 39 lançamentos, todos bem-sucedidos. Segue-se o Falcon 9 da SpaceX com 31 missões bem-sucedidas e o russo R7 a fechar o pódio com 21 lançamentos, igualmente sem falhas.

A soma dos lançamentos de 2021 estabeleceram igualmente um recorde de tentativas, olhando para o até aqui recordista 1967 em que foram feitos 139 lançamentos (apenas 122 com sucesso) e 1976 que tinha sido o segundo ano com mais tentativas: 131 com 125 bem-sucedidas. É ainda referido que na última década, o número global de tentativas de lançamentos duplicou face aos primeiros 10 anos do milénio e que entre 2000 e 2010, a soma de lançamentos governamentais e operadores comerciais privados lançaram, em média, 70 voos orbitais por ano.

Veja na galeria a comemoração dos 100 voos do Falcon 9

Os especialistas da Ars Technica explicam que dois fatores que contribuíram para esta “era renascentista” da corrida ao espaço foi o grande crescimento da industria espacial chinesa (que lançava antes de 2010 uma média de 10 foguetões por ano e em 2021 os diferentes veículos somaram um total de 56 lançamentos, com apenas três falhas). Por outro lado, a grande atividade da SpaceX desde que lançou o seu primeiro Falcon 9 em 2010. Desde então, surgiram novas empresas privadas interessadas na indústria espacial, como Blue Origin, Virgin Galactic e outras. Mesmo empresas mais pequenas e recentes, como a americana Rocket Lab, lançou seis veículos em 2021.

A SpaceX também bateu o seu recorde de lançamentos, justificado pela quantidade de voos de envio de satélites Starlink. No total, como referido, foram feitos 31 voos do Falcon 9. Mas mais importante, este ano a empresas recuperou praticamente todos os primeiros estágios do foguetão, fazendo todo o trabalho com apenas dois novos primeiros estágios do veículo. E com isso, a empresa de Elon Musk mostrou ao mundo que era possível reduzir custos nos lançamentos com a recuperação dos veículos.

Outro dado importante é que a lista de lançamento não inclui das viagens suborbitais, por isso, os voos do New Shepard da Blue Origin não entram para estas estatísticas, recordando que fez seis viagens bem-sucedidas em 2021, três deles tripulados. Com os números de 2021, as expetativas estão elevadas para o novo ano, onde certamente mais recordes vão ser batidos.