O número de candidaturas a astronautas registado é uma indicação positiva do nível de interesse nas atividades espaciais na Europa, mas tal significa que o processo de análise levará algum tempo a ser concluído, admite a Agência Espacial Europeia (ESA), que pede assim paciência a todos os que concorreram.

No total, a ESA recebeu 22.589 candidaturas. De Portugal chegaram 321, das quais 260 foram apresentadas por homens e outras 61 feitas por mulheres. França foi o país com maior número de candidaturas apresentadas, 7.137, seguida pela Alemanha, que conta com 3.700 candidatos.

As candidaturas estiveram abertas entre março e junho últimos e tiveram direito a vídeo de convite.

Terminado o período de candidatura, iniciaram-se os procedimentos de seleção, com várias fases, sendo a primeira a análise de documentos, seguindo-se testes psicológicos e físicos, testes médicos e entrevistas.

“Na ESA, acreditamos firmemente que cada aplicação deve receber a atenção que merece. Com o número considerável de candidatos, simplesmente leva mais tempo do que o inicialmente previsto”, explica Guillaume Weerts, diretor da unidade de medicina do Centro Europeu de Astronautas (EAC) da ESA, que lidera o processo de seleção.

O responsável refere também que, durante a fase de pré-seleção, percebeu-se que algumas inscrições não respondiam aos requisitos estabelecidos no concurso, com esses candidatos a serem notificados imediatamente da situação . No entanto, mais de 80% de todas as inscrições elegíveis restantes ainda estão em análise, acrescenta Antonella Costa, Parceira de Negócios da ESA na área dos Recursos Humanos.

O próximo passo para os candidatos aprovados é um convite para um dia inteiro de testes, numa das instalações europeias, uma etapa que já começou para alguns e vai durar até pelo menos ao final do ano. Os candidatos estão a ser notificados progressivamente, devido ao trabalho envolvido neste processo e à necessidade de considerar as restrições de viagens relacionadas com a pandemia de COVID-19.

“Se ainda não foi convidado, não significa necessariamente que a sua candidatura não está a ser considerada. Pedimos que seja paciente enquanto processamos as inscrições e emitimos esses convites”, acrescenta Antonella costa. “Estamos a trabalhar para que todos os candidatos saibam o resultado de sua inscrição o mais rápido possível”.

De acordo com o cronograma do processo de seleção, agora revisto, espera-se que todos os candidatos a astronautas pela ESA sejam notificados do resultado da sua inscrição até ao final do próximo mês de novembro, o mais tardar.