A entrada de cada novo ano é brindada com a “chuva de meteoros” das Quadrântidas e esta madrugada, de 3 para 4 de janeiro, vai poder observar no céu. A chegada da Lua Cheia no próximo dia 6 significa que o céu estará mais brilhante durante toda a semana, o que poderá elevar o desafio da observação do fenómeno.

Os astrónomos acreditam que as Quadrântidas sejam os fragmentos do asteroide 2003 EH1, da constelação extinta “Quadrans Muralis”, ou Quadrante Mural, que hoje faz parte da constelação do Boieiro. A janela de observação deste fenómeno é relativamente curta, com uma duração de 6 horas e no seu pico vai poder observar cerca de 60 a 120 fragmentos por hora. Mas a média geral deverá ser cerca de 25 Quadrântidas por hora.

Segundo a CNet, a melhor altura para observar a “chuva de meteoros” será entre as 3h40 e as 6h40 da madrugada deste dia 4 de janeiro. Os locais no Atlântico Norte terão uma observação privilegiada, mas desde que o céu esteja limpo, em qualquer parte da Europa deverá conseguir observar o fenómeno. Os especialistas dizem que deverá estar atento ao céu, mas que os olhos necessitam de cerca de 15 minutos para se ajustarem e começarem a observar a passagem dos fragmentos.

Com a previsão de 92% de brilho da Lua, deverá ajustar-se e colocá-la nas costas e observar o lado contrário do céu para ver a passagem das partículas. Os astrónomos referem que estas condições tornam a passagem de 2023 das mais difíceis de acompanhar. Segundo a Space.com, em 2024 será mais fácil observar as Quadrântidas, prevendo-se uma iluminação da Lua abaixo dos 50%.

A próxima "chuva de meteoros" está prevista para abril.