Prepare-se para um espetáculo celestial na madrugada desta sexta-feira, com um eclipse lunar total que promete pintar a Lua de vermelho e que inclui Portugal na “digressão”, mas em modo parcial.
Se as condições meteorológicas ajudarem - e parece que sim, espreitando esta altura as previsões do IPMA para a maior parte do território português -, por cá vai ser possível assistir à fase inicial deste evento astronómico.
Clique nas imagens para mais detalhe
Para quem está em Portugal, a oportunidade começa às 05h19 (hora de Lisboa), numa fase inicial. É nesse momento que a sombra da Terra começa a “morder” a Lua.
A fase total, que transforma a Lua numa esfera avermelhada, está “programada” para as 06h58. A visibilidade no céu português já terá diminuído entretanto, com a Lua a esconder-se a Oeste e o Sol a surgir a Este. Nos melhores lugares para assistir ao eclipse completo estarão os observadores na América do Norte e do Sul.
Quando a Terra, o Sol e a Lua se alinham de forma perfeita, a Lua entra na sombra da Terra, numa área chamada umbra. Durante um eclipse total, a Lua adquire um tom avermelhado ou alaranjado, fenómeno conhecido como “Lua de Sangue”. Este efeito ocorre porque a luz solar que atravessa a atmosfera terrestre é filtrada, deixando apenas as tonalidades quentes a atingirem a superfície lunar. É como se todas as auroras e poentes do mundo fossem projetados na Lua.
Veja o vídeo de explicação da NASA
Embora o evento não exija equipamento especial, uns binóculos ou telescópio podem ajudar a captar mais detalhes.
Caso queira assistir ao eclipse, mas as nuvens atrapalhem a visibilidade na região onde estiver, não desanime: a NASA vai transmitir o fenómeno em direto no seu site, com imagens de vários pontos do globo.
Além disso, haverá mais oportunidades no futuro para ver luas “de sangue”. Este ano ainda acontece um segundo eclipse total da Lua, a 7 de setembro, mas apenas será visível na sua plenitude no Algarve, e parcialmente nas regiões da Madeira, Lisboa e Porto.
Em destaque
-
Multimédia
Novo Volvo EX60 promete 810 km de autonomia e vai conversar consigo através do Gemini -
App do dia
Puzzles e explosões num jogo desafiante com o This is Blast! -
Site do dia
123apps: Um autêntico canivete suíço de ferramentas de edição e conversão -
How to TEK
Onde encontrar os ficheiros descarregados no iPhone ou smartphone Android?
Comentários