A China lançou com sucesso mais um módulo para integrar o sua estação espacial Tiangong, o primeiro de dois que são dedicados à investigação científica. O lançamento aconteceu no domingo de manhã, a partir do porto espacial Wenchang e, segundo a agência espacial local, foi um sucesso. O módulo Wentian de 17,9 metros e 23 toneladas foi transportado pelo foguetão Long March 5B.
Os astronautas que já estão na Estação Espacial chinesa vão agora trabalhar na ligação deste módulo com o Tianhe, o módulo principal da estrutura, que tinha sido enviado para o espaço em abril de 2021, altura em que a plataforma de investigação espacial da China começou a ser construída.
Em junho do mesmo ano, a China enviou para o espaço a primeira missão tripulada. Os astronautas permaneceram na Estação Espacial até setembro. Em outubro um novo grupo foi enviado, para dar continuidade aos trabalhos, que permaneceu na estrutura até abril. Em junho, mais três astronautas chineses fizeram a viagem até Tiangong e por lá permanecem até dezembro. Entre missões tripuladas e não tripuladas foram realizadas um total de 11, para preparar a EE chinesa, que deverá estar completamente operacional ainda este ano.
O Wentian vai ser um dos dois laboratórios da Tiangong para investigação, como explica o vídeo abaixo divulgado este domingo pela televisão local CCTV. Conta também com uma cabine de transição e alojamentos temporários, para transferências de tripulação. A cabine fará dele o principal ponto de entrada e saída para futuras atividades fora de Tiangong.
Para que a estação espacial chinesa fique completa falta ainda lançar um dos três módulos principais previstos, o Mengtian. O lançamento está previsto para outubro. Quando estiver completa, a estrutura vai pesar 70 toneladas. Deverá manter-se em funcionamento durante 15 anos e vai orbitar a cerca de 381 quilómetros da superfície terrestre, um pouco abaixo da Estação Espacial Internacional, que é cinco vezes maior.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários