Os entusiastas da observação do céu, à procura de estrelas e fenómenos astronómicos, este mês poderão testemunhar algo verdadeiramente único: a formação da “Estrela de Natal” mais brilhante que o habitual. O nome é dado ao alinhamento de Saturno e Júpiter, que nas próximas duas semanas poderá ser visto a olho nu no céu noturno. A noite do dia 21 de dezembro será o culminar da “aproximação” dos astros, originando uma visão verdadeiramente única.

E porque é que este ano ganha mais relevo? Porque apesar da sua conjugação acontecer a cada 20 anos, o fenómeno de 2020 vai registar a maior aproximação entre os dois planetas dos últimos 400 anos. E segundo a NASA, foi há 800 anos que o fenómeno decorreu durante a noite, o que vai permitir a todos observar facilmente o mesmo.

Os especialistas comparam o sistema solar a uma pista de corridas, em que os planetas são os veículos na sua própria via. Do ponto de vista da Terra, vamos começar a ver Júpiter na linha interior, a aproximar-se de Saturno durante todo o mês, mas ultrapassando-o no dia 21 de dezembro.

“O alinhamento mais próximo vai aparecer a um décimo de um grau e durará por alguns dias. No dia 21 vão parecer tão próximos que um dedo mendinho à distância de um braço estendido será suficiente para tapar os dois planetas no céu. Os planetas podem ser facilmente observados a olho nu olhando para o céu depois do pôr-do-sol”, salienta a NASA. No entanto, caso utilize binóculos ou um pequeno telescópio poderá mesmo ver as quatro luas principais de Júpiter.

tek estrela de natal
(C) Emma Zulaiha Zulkifli (C) Earthsky

Obviamente que se trata de um alinhamento, do ponto de vista da Terra, criando uma ilusão ótica da sua aproximação entre si. Na verdade, os planetas estão a centenas de milhões de quilómetros de distância entre si. A NASA refere ainda que apesar da grande aproximação ocorrer no mesmo dia do solstício de Inverno é apenas uma coincidência, baseada na órbita dos planetas e o alinhamento com a Terra.

Se está interessado em observar o céu para assistir ao fenómeno, os especialistas aconselham a escolher um local sem obstrução à vista, como um parque ou um campo. Mas por serem muito brilhantes, mesmo a partir da maioria das cidades será possível observar o fenómeno. A melhor altura para ver o alinhamento é cerca de uma hora depois do pôr-do-sol. Júpiter vai brilhar como uma estrela e será a mais fácil de ver. Já Saturno vai parecer menos intensa e estará um pouco à esquerda de Júpiter até ao dia 21 de dezembro. A partir daí vão reverter a posição no céu.

Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa os dois planetas poderão ser observados em pleno, em Portugal, no dia 21 de dezembro, às 19h38 minutos, a altura máxima de 32º no caso de Saturno e 31º para Júpiter, com magnitudes de +0,6 e -2,0, respetivamente.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.