
Os camiões de carga desempenham um papel importante nas cadeias de distribuição, permitindo transportar mercadorias. No entanto, esta atividade tem um forte impacto negativo no meio-ambiente e, só nos Estados Unidos, gera 444 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono todos os anos.
A Parallel Systems quer criar um sistema mais sustentável, apostando na otimização do transporte ferroviário. A startup norte-americana, fundada por três antigos engenheiros da SpaceX, tem planos para desenvolver um novo sistema de carruagens autónomas com zero emissões de carbono.
Clique nas imagens para mais detalhes
Em fevereiro a empresa recebeu do Departamento de Energia dos Estados Unidos um financiamento de perto de 4,5 milhões de dólares, como parte do programa ARPA-E (Advanced Research Projects Agency-Energy).
Como explica em comunicado, o financiamento será essencial para testar o desempenho da sua tecnologia e perceber como a sua eficiência energética pode ser melhorada. A Parallel Systems quer dar início a um programa de testes de 29 meses ainda no segundo trimestre de 2022.
A empresa detalha que o novo sistema de carruagens elétricas e autónomas pretende ser altamente escalável, permitindo transformar vias férreas existentes. A tecnologia promete também reduzir a complexidade dos terminais, assim como pontos de maior trânsito.
O sistema poderá ser utilizado para carregar e descarregar contentores mais facilmente, movendo as mercadorias diretamente para carruagens e diminuído o nível de utilização de camiões.
Através da sua tecnologia, a Parallel Systems espera reduzir as emissões poluentes que afetam as comunidades que vivem perto de portos, eliminando 2,8 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono por ano.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
TUGA quer explorar a mobilidade como serviço por terra (e também pelo ar?) -
App do dia
DuckDuckGo tem uma nova ferramenta para conversar de maneira privada com chatbots de IA -
Site do dia
Ferramenta Loom permite gravar o ecrã rapidamente com um clique -
How to TEK
Como partilhar facilmente uma palavra-passe com um familiar próximo através do smartphone?
Comentários