Depois de ter anunciado os 66 projetos escolhidos para a primeira fase do RESEARCH 4 COVID-19, a Fundação para a Ciência e Tecnologia abriu o período de apresentação de candidaturas para a segunda edição do programa. A submissão das novas propostas decorre até às 17h do próximo dia 15 de maio, com o financiamento de cada projeto a chegar aos 40 mil euros.

Ao todo, o limite de apoio para a segunda fase do programa RESEARCH 4 COVID-19 é de 2 milhões de euros, que financiado por fundos nacionais através do orçamento da FCT. Para poderem estar enquadrados na iniciativa, os projetos terão de cumprir com alguns requisitos e as candidaturas deverão ser enviadas através do preenchimento de um formulário.

FCT tem 1,8 milhões de euros para financiar 66 projetos de combate ao COVID-19
FCT tem 1,8 milhões de euros para financiar 66 projetos de combate ao COVID-19
Ver artigo

Em comunicado, a FCT refere que o apoio é dirigido a unidades de I&D das instituições do ensino superior e os seus institutos, laboratórios do Estado e outras instituições públicas de investigação, sociedades científicas ou associações científicas sem fins lucrativos, Instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos.

A FCT sublinha que, para serem considerados para financiamento, os projetos e iniciativas de I&D candidatos terão de centrar-se em determinadas áreas. Entre elas estão novas ferramentas de prevenção, desenvolvimento terapêutico, métodos de diagnóstico ou estudos clínicos e epidemiológicos.

Além disso, as atividades de I&D que incluam uma componente sociocultural e ações de promoção de uma sociedade com capacidade de enfrentar o atual contexto, sobretudo na população mais idosa e em grupos de maior risco, também estão incluídas.

DOCTORATES4 COVID-19: FCT tem 50 bolsas para investigadores e especialistas em virologia
DOCTORATES4 COVID-19: FCT tem 50 bolsas para investigadores e especialistas em virologia
Ver artigo

Recentemente, a FCT anunciou também o concurso DOCTORATES4 COVID-19 com o objetivo de estimular a formação de cientistas e especialistas em virologia em Portugal.

O DOCTORATES4 COVID-19 conta com 50 bolsas de doutoramento para investigadores e especialistas nacionais em ciências da virologia. Com o período de candidaturas aberto entre 8 de abril e 14 de maio, as bolsas atribuídas destinam-se a atividades de investigação desenvolvidas em instituições de ensino superior, unidades de investigação e desenvolvimento, laboratórios associados e colaborativos.