Em fevereiro deste ano, 15 dos 20 bastidores de compute nodes do supercomputador Bob foram desativados. A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) lança agora um concurso para todas as entidades interessadas em reaproveitar os equipamentos do supercomputador.

De acordo com a FCT, as “entidades interessadas dos setores nacionais da ciência e inovação ou por empresas em processos de inovação” devem preencher um questionário, disponível no seu website, até dia 31 de julho de 2023

Doado a Portugal pelo Texas Advanced Computing Center da Universidade do Texas em Austin, Estados Unidos, o supercomputador Bob foi inaugurado em 2019. O supercomputador, instalado no datacenter da REN em Riba d’Ave no Minho, é gerido em parceria pela FCT e pela Universidade do Minho.

Clique nas imagens para ver mais sobre o supercomputador Bob 

Como realça a FCT, o Bob veio dar suporte a projetos nacionais e internacionais de investigação, alinhados com a Estratégia Nacional de Computação Avançada. O supercomputador tinha uma capacidade de memória de 266 terabytes, 1 petabyte de capacidade de armazenamento e 1 petaFLOP de performance de cálculo, incluindo um total de 800 nós de computação.

Todas as entidades interessadas em podem consultar mais dados técnicos acerca do reaproveitamento os equipamentos do supercomputador Bob nesta página.

A par do concurso para o Bob, estão também abertas as manifestações de interesse por parte de entidades "dos setores nacionais da Ciência, Tecnologia, Inovação e Administração Pública" para participarem nos testes de benchmarking do supercomputador Deucalion.

Manifesto do Minho assinala importância dos 5 supercomputadores que integram a rede EuroHPC
Manifesto do Minho assinala importância dos 5 supercomputadores que integram a rede EuroHPC
Ver artigo

De acordo com a FCT, o Deucalion, que está a ser instalado na Universidade do Minho, "promete impulsionar a capacidade de processamento e análise de dados". "Após a conclusão da montagem física, o Deucalion dará início a testes e afinações para garantir o pleno funcionamento e desempenho máximo", detalha.

Os testes de benchmarking darão a utilizadores selecionados a oportunidade de contribuírem para a fase final da instalação do supercomputador. "Prevê-se que os trabalhos possam iniciar após setembro de 2023", indica a FCT.

Os interessados devem preencher o questionário disponibilizado pela FCT e podem consultar informação mais detalhada nesta página.