Depois de vários adiamentos, esta quinta-feira, dia 21 de abril, a SpaceX lançou a missão de teste não tripulada da sua Starship. Não teve o desfecho que se antecipava e acabou em explosão, mas a empresa de Elon Musk conseguiu dar mais um passo no desenvolvimento da Starship, a nave espacial que vai um dia levar o Homem à Lua e a Marte.

Os lançamentos de missões espaciais costumam atrair entusiastas aos locais, curiosos com o aparato e à procura de registar os momentos em vídeo e fotografia. E por vezes, as câmaras revelam detalhes impressionantes, que muitas vezes passam despercebidos nas transmissões oficiais. É o caso de um vídeo captado por uma das câmaras da LabPadre, uma comunidade dedicada a registar os lançamentos da NASA no Cabo Canaveral na Florida e como neste caso, na base da SpaceX em Boca Chica, no Texas.

Veja na galeria imagens do lançamento da Starship

Durante o último lançamento, foi registado o momento em que a Starship decolou no voo de teste e a massiva explosão da potência dos seus motores. Não se tratou de um lançamento convencional, a Starship estava equipada com todos os seus 33 motores Raptor 2 que compõem o foguetão Super Heavy, e ainda que três tenham falhado a ligar-se, foi gerado cerca de 227 toneladas de força por cada um. Ou seja, no total, a 6.810 toneladas da explosão de lançamento, em cálculos não oficiais.

No momento em que descolou, a força do disparo dos motores causou danos na própria plataforma de lançamento. Mas como é mostrado na filmagem da LabPadre, a potência da explosão foi tão grande que causou estragos numa extensão de perímetro mais alargado, tendo danificado uma carrinha por perto. A câmara estava colocada a cerca de 142 metros do local e foi operada remotamente por questões de segurança.

De recordar que o foguetão mais poderoso de sempre da SpaceX conseguiu levantar voo. Como explica a empresaa Starship acabou por se "desmanchar" inesperadamente, explodindo antes da separação dos estágios. Apesar do incidente, Elon Musk mostrou-se satisfeito com o resultado, referindo que o sucesso futuro vem daquilo que conseguirem aprender com esta missão de testes. De acordo com Elon Musk, o próximo teste ocorrerá nos meses que se seguem.

No seguimento da missão, a SpaceX publicou uma breve mensagem sobre o lançamento da Starship e o foguetão Super Heavy integrados pela primeira vez. É referido que a nave alcançou uma altitude de apogeu de 39 quilómetros sobre o Golfo do México, “a maior altitude de qualquer Starship até à data”, refere. Acrescenta que múltiplos motores se desligaram durante o teste de voo, causando a perda de altitude, acabando por tombar. Foi então ativado o sistema de cancelamento do voo, tanto da nave como do foguetão.