
Segundo os astrónomos, a "anomalia" está alojada cerca de 300 quilómetros abaixo da superfície e o autor do estudo, Peter B. James, afirma que tem uma dimensão cerca de cinco vezes maior do que a maior ilha do Havai. O estudo foi publicado no Geophysical Research Letters e no site da universidade de Baylor.
A descoberta gera estranheza entre os cientistas que encontraram esta massa abaixo da maior cratera da Lua, no Polo Sul - Aiteken. A origem desta anomalia poderá estar no impacto de um asteroide que formou a cratera, há mais de 4 mil milhões de anos.
Foi quando estavam a analisar as mudanças de gravidade à volta da Lua que os astrónomos descobriram esta massa. "Quando combinámos os dados da topografia lunar com o Lunar Reconnaissance Orbiter descobrimos essa massa inesperada debaixo da superfície", explica o astrónomo da Baylor University.
A cratera não pode ser vista da Terra já que está localizada na face oculta da lua, no seu polo sul. A bacia é considerada um dos melhores laboratórios naturais para estudar o impacto de asteroides e eventos catastróficos que ajudaram a moldar a criação de planetas rochosos e das suas luas.
Para além do entusiasmo dos astrónomos pela descoberta, também os fãs do jogo Destiny estão atentos ao fenómeno e no Twitter há várias mensagens a destacar o facto, que parece ter saído do guião do Destiny 2.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários