No final de novembro, o helicóptero Ingenuity foi atualizado com um novo software, que confere ao aparelho a habilidade de se desviar de obstáculos durante as fases de pouso no solo. Também passa a utilizar mapas digitais com relevo para executar navegações com maior precisão. Depois dessa atualização, o helicóptero completou mais um voo, mais curto que o habitual, de 18 segundos, para testar essas novas habilidades.
Como explicaram os especialistas da NASA, o helicóptero foi concebido para aterrar em superfícies marcianas com pouco relevo. No entanto, à medida que se foi aventurando pela cratera de Jezero, o terreno foi se revelando mais desafiante do que a equipa responsável esperava. Com a atualização, o Ingenuity será capaz de usar uma das suas câmaras para verificar se há obstáculos que possam pôr em causa o processo de aterragem em superfícies mais rochosas, identificando o local ideal para pousar.
Veja na galeria imagens do Ingenuity:
Ao seu 35º voo, o Ingenuity volta a fazer história, neste caso a bater recordes, registando a marca dos 14 metros de altura acima do solo de Marte. O voo foi realizado no dia 3 de dezembro e a NASA partilhou agora a atualização da tabela de voos do aparelho, referindo que este deslocou-se ao longo de 15 metros a uma velocidade de 3 metros por segundo. A duração total do voo foi de 52 segundos.
Até agora, o máximo de altitude que o Ingenuity tinha alcançado foi de 12 metros, uma marca realizada em três voos distintos. Por ser um voo mais focado na altitude, este também foi dos mais curtos realizados pelo aparelho. Dos 15 metros alcançados, o seu recorde pessoal é de 403 metros, no seu 25ª voo a 8 de abril.
Concebida inicialmente para executar apenas alguns voos, que provassem a possibilidade de voar em Marte, o Ingenuity continua a demonstrar a sua capacidade de resiliência às condições adversas do planeta, sendo um companheiro e os olhos do céu do rover Perseverance, servindo de guia para encontrar os melhores caminhos para a exploração da superfície do planeta.
No total, na soma dos 35 voos, o Ingenuity já voou 7,4 kms (7.407 metros), num total de voo de 59 minutos e 9 segundos. O máximo de velocidade que alcançou foi de 5,50 metros por segundo e 14 metros de altitude. E o helicóptero parece continuar a responder afirmativamente aos desafios da equipa da NASA na Terra.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mais de 50 imagens incríveis da Terra e do Espaço que marcaram 2024 -
App do dia
Aplicação Ruler AR: uma ferramenta útil para medições de interiores -
Site do dia
Já foi a um PubhD? Conte com conversas das ciências às artes acompanhadas de "um copo" -
How to TEK
Saiba como partilhar a sua localização num iPhone
Comentários