Hoje há ainda mais motivos para observar o céu, e em especial a Lua. É a segunda vez em 2021 que ocorre o fenómeno da Super Lua, que não voltará a ser visível este ano, e uma oportunidade para fotografias extraordinárias.

A par da Super Lua há também um eclipse total a observar, mas que não será visível a partir de Portugal por acontecer durante o dia.

A lua começará a entrar na penumbra pelas 09h46 a manhã, mas entra na sombra da Terra a partir das 10h45. Só pelas 12h10 ficará totalmente coberta. "elas 12h19 o eclipse atinge o seu máximo, permanecendo na totalidade até às 12h28. A partir das 13h53, a Lua sai totalmente da sombra, terminando a ultima fase do eclipse pelas 14h51", refere o Observatório Astronómico de Lisboa.

As imagens mostram a evolução das fases lunares este mês e as tabelas do apogeu e perigeu da Lua. Veja ainda o que pode observar no céu de Portugal durante o mês de maio.

Para observar a Super Lua das flores, como também é conhecida, basta que as condições meteorológicas o permitam. Hoje é o melhor dia, mas amanhã a Lua ainda parecerá maior do que é habitual.

A NASA mostra as áreas do globo que podem observar a Super Lua de maio.

Super Lua maio 2021 - Onde pode ser vista
créditos: NASA

Se quiser observar o eclipse, que não é visível a partir de Portugal, pode optar por acompanhar uma das muitas transmissões online do fenómeno. O Virtual Telescope é um dos que vai estar a acompanhar com streaming, que poderá seguir aqui:

Veja ou reveja as imagens da Super Lua de 27 de abril, a primeira de 2021

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.