Foi durante a madrugada do dia 27 de abril que ocorreu uma das primeiras Super Luas de 2021, um fenómeno que ocorre quando o nosso satélite natural se encontra simultaneamente em fase de Lua Cheia e a uma distância da Terra inferior a 110% do perigeu da sua órbita.

É verdade que, em certos locais do país, as condições meteorológicas podem não ter sido as melhores para observar o fenómeno em todo o seu esplendor. Não conseguiu apanhar a primeira Super Lua do ano ao vivo nem através das transmissões online disponíveis? Sempre pode aproveitar para espreitar algumas das melhores fotografias captadas por fotógrafos profissionais e amadores.

Clique nas imagens para conhecer algumas das fotografias mais impressionantes da Super Lua

De Cuba ao Canadá, passando pela China, Paquistão, México ou Malásia: um pouco por todo o mundo, os entusiastas da observação astronómica mantiveram-se bem atentos para apanhar os melhores ângulos da Super Lua. Houve também quem aproveitasse para captá-la como “pano de fundo” de marcos bem conhecidos, como a Torre Eiffel, em Paris, a Estátua da Liberdade, em Nova Iorque, ou Stonehenge, na Inglaterra.

Além de fotografias partilhadas nas redes sociais, que estão a fazer as delícias dos internautas, é também possível encontrar vídeos, como este timelapse publicado pelo canal The Amateur Astronomer no YouTube.

Não se esqueça de apontar na sua agenda: a próxima Super Lua deste ano está prevista para 26 de maio. A ocasião torna-se ainda mais especial, porque, no mesmo dia, ocorrerá um Eclipse total da Super Lua. Porém, em Portugal não será possível observar este segundo fenómeno, uma vez que acontecerá durante o dia.

O ano passado ficou marcado por três Super Luas em março, abril e maio e o fenómeno também foi captado um pouco por todo o mundo, como poderá recordar nas imagens que se seguem.

Clique nas imagens para recordar as Super Luas Cheias de 2020

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.