O explorador de Marte, o lander InSight da NASA, completou o seu milésimo sol (um dia marciano) no dia 18. A NASA informou esta quarta-feira que o robot registou não um, mas três grandes abalos no planeta vermelho no último mês, com intensidades diferentes. O mais intenso foi de 4.2 na Escala de Richter e durou cerca de 90 minutos.

A NASA refere que no dia 25 de agosto foram registados dois tremores, um de magnitude de 4.2, outro de 4.1. A agência espacial explica que, em comparação, o tremor de 4.2 gerou cinco vezes mais energia que o anterior valor recorde do registo feito em 2019, um outro abalo de 3.7.

O estudo sísmico permite aos investigadores conhecer melhor o interior de Marte. As ondas sísmicas mudam, à medida que viajam pela crosta, manto e núcleo do planeta, oferecendo aos cientistas uma forma de “espreitar” bem fundo da sua superfície. E estas aprendizagens permitem esclarecer como todos os mundos rochosos se formaram, incluindo a Terra e a Lua, diz a NASA no seu blog.

Veja imagens do InSight em ação em Marte

O registo dos abalos em Marte foi possível porque o InSight conseguiu limpar pó suficiente do seu painel solar que alimenta o sismómetro. Manter os painéis limpos é uma das batalhas do robot, pois se não receber energia suficiente é obrigado a desligar gradualmente os seus sistemas e instrumentos científicos. Neste caso, o braço robótico do InSight esfregou a areia de um painel solar na esperança que o vento ajudasse na limpeza. E acabou por conseguir, recuperando a sua energia.

E tudo isto foi feito numa época do planeta em que o Sol está mais distante, reduzindo as temperaturas, obrigando o robot a ativar os seus aquecedores para se manter quente. “Se não agíssemos rapidamente no início do ano, talvez tivéssemos perdido alguns momentos científicos fantásticos, salientou um dos investigadores da NASA, referindo que mesmo depois de dois anos, o planeta vermelho continua a dar coisas novas com estes dois tremores, que têm características únicas.

Alguma vez ouviu o som de um “martemoto”? Aproveite que a NASA fez áudios
Alguma vez ouviu o som de um “martemoto”? Aproveite que a NASA fez áudios
Ver artigo

Os cientistas ainda estão a estudar os dados dos abalos. Sobre ocorridos no dia 25 de agosto, o de magnitude de 4.2 ocorreu a 8.500 quilómetros do local onde está o InSight, considerado o mais distante detetado até agora. Ainda não se sabe a fonte destas atividades sísmicas. É ainda explicado que os dois eventos desse dia ocorreram em formatos diferentes. O de 4.2 teve vibrações lentas, de baixa frequência, já o de 4.1 foi o oposto, mais rápidas e de alta frequência, tendo este segundo ocorrido mais perto do robot, a cerca de 925 quilómetros.

Outra característica destes dois abalos é que ocorreram durante o dia, altura onde há mais vento e ruído. Normalmente os tremores são detetados de noite, quando o planeta arrefece e os ventos são fracos.