Na era Biden não são raras as medidas aprovadas pelo anterior presidente dos Estados Unidos que acabaram por ficar pelo caminho, mas a criação de uma Força Espacial para proteger os Estados Unidos de ameaças vindas “do céu" não é uma delas. A Casa Branca já tinha dito que os planos para manter esta unidade especializada em assuntos do espaço eram para manter e agora deu mais detalhes dos progressos já alcançados. 

Revelou que a primeira fase de formação de um dos grupos recrutados e em treino para integrar esta força terminou e que foi concluída com a realização do primeiro voo, completamente operado por guardiões da Força Espacial. A operação aconteceu no passado dia 6 de maio, a partir de uma base militar no Texas e integrou 31 homens e quatro mulheres, que fazem parte do 324º Esquadrão de Treino e que já venceram sete semanas e meio de treino. Em dezembro do ano passado já tinham completado a formação outro grupo de 40 pessoas, no total o Esquadrão integra 570 pessoas.  

Na nota publicada no site da Força Aérea também se explica que, uma vez completada a formação, os graduados vão ainda passar por um processo de treino técnico numa de três bases militares dos EUA, noutros tantos Estados. 

O treino de campo dos guardiões segue os moldes de formação da Força Aérea, mas integra alguns elementos adicionais, nomeadamente oito horas de formação dedicadas ao tema da inteligência emocional, briefings sobre informação não classificada dos serviços de inteligência ou sobre doutrina militar. 

Recorde-se que Trump anunciou a criação da Força Espacial no final de 2019, decisão que mereceu várias críticas, porque já existia um comando espacial dentro da Força Aérea e a medida foi vista como de pouca utilidade. O antigo presidente justificava-a com a necessidade de antecipar uma resposta mais abrangente a um conjunto de questões que se levantavam cada vez mais, com a exploração do espaço e proteger os Estados Unidos e os seus ativos espaciais, nomeadamente satélites. 

Até final do ano a Space Force deverá contar com 6.500 membros.