
A Agência Espacial Europeia (ESA) uniu-se à norueguesa Solsys Mining num projeto que pretende retirar ingredientes do solo lunar que possam ser transformados em fertilizante, para o futuro cultivo de plantas agrícolas.
A análise de amostras entretanto recolhidas e devolvidas à Terra já tinha revelado que há minerais essenciais suficientes no chamado rególito para o crescimento das plantas, além dos compostos de nitrogénio. Por outro lado, também ficou a saber-se que o solo lunar compacta com a presença de água, dificultando a germinação das plantas e o crescimento das raízes.
A ESA e a Solsys Mining acreditam, por isso, que a solução passa pela agricultura hidropónica, um tipo de cultivo que envolve alimentar as raízes das plantas diretamente com água rica em nutrientes, sem a necessidade de solo. O rególito assumirá o papel de fertilizante.
Clique nas imagens para mais pormenor
O projeto leva o nome de “Enabling Lunar In-Situ Agriculture by Producing Fertilizer from Beneficiated Regolith” e envolve o estudo de uma combinação de processos mecânicos, químicos e biológicos para extrair nutrientes do solo lunar, que depois possam ser dissolvidos na água bombeada para a horta na estufa. Elementos valiosos podem precisar de concentração antes de serem usados, enquanto os indesejáveis seriam removidos.
O desenvolvimento de técnicas agrícolas é fundamental para a manutenção da presença humana na Lua, por longos períodos de tempo. “O estudo em curso é um teste, assente em simuladores de rególito disponíveis, que abre caminho para pesquisas mais detalhadas no futuro”, comenta Malgorzata Holynska, engenheira de materiais e processos da ESA.
A equipa de investigadores envolvida no projeto está otimista com os resultados, tendo já sido capaz de produzir feijão com recurso ao rególito lunar simulado como fonte de nutrientes.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários