Enquanto se resolve o impasse sobre a participação futura russa na ISS, as missões programadas continuam a ser desenvolvidas entre as principais agências espaciais mundiais. A próxima missão Crew-5, que vai usar a cápsula Dragon Endurance da SpaceX para transportar os astronautas para a Estação Espacial Internacional, à boleia do foguetão Falcon 9, tem uma primeira data de tentativa marcada para o dia 29 de setembro, a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.
A tripulação é composta por quatro membros, nomeadamente a comandante da missão Nicole Mann e o piloto Josh Cassada da NASA, o astronauta Koichi Wakata da agência espacial japonesa JAXA e a cosmonauta russa da Roscosmos Anna Kikina. A expedição científica faz parte do Programa Comercial de Tripulação da NASA. De realçar que se trata do primeiro voo da três dos elementos, mas para Koichi Wakada trata-se do quinto, sendo o mais experiente do grupo.
A nova expedição vai substituir os membros da Crew-4 que se encontram na ISS desde abril, e que têm previsão de regressar à Terra em outubro, a bordo da Dragon Freedom da SpaceX.
Veja na galeria imagens da Crew-4 a chegar à ISS
A cápsula Dragon Endurance, que será utilizada na viagem, encontra-se atualmente a ser restaurada para a sua segunda viagem com tripulação, nas instalações de processamento da SpaceX, no Cabo Canaveral, na Flórida. A cápsula foi utilizada anteriormente para transportar a tripulação da missão Crew-3 e o respetivo regresso.
A NASA explica que no processo de “reciclagem”, serão instalados novos componentes, tais como escudo de calor, paraquedas e painéis da cápsula. Marcará ainda a primeira vez que todos os motores Draco, que orientam e permitem o ajuste de altitude da cápsula durante o voo, são reutilizados numa missão comercial tripulada da NASA. A SpaceX já completou as verificações dos propulsores. Quando todos os sistemas receberem luz verde na certificação para voar, as equipas vão preparar o foguetão e cápsula para os testes de fogo estático antes do lançamento.
Apesar de estar a tratar dos detalhes finais da próxima expedição, a NASA já revelou alguns detalhes da Crew-6, a equipa que vai substituir depois os astronautas que estão de partida. A missão está agendada para a primavera de 2023 e conta com o Especialista de Missão Sultan AlNeyadi, do Centro Espacial Mohammed bin Rashid dos Emiratos Árabes Unidos, como parte da expedição 68/69. Juntam-se ainda os astronautas da NASA Stephen Bowen e Woody Hoburg, comandante da nave e piloto, respetivamente, assim como o cosmonauta russo Andrei Fedyaev.
A NASA refere que o astronauta árabe tem estado em treino no Centro Espacial Johnson desde 2019. Os seus treinos consistem em caminhar pelo espaço, sistemas de bordo e T-38.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Entre o moderno e tradicional, as várias faces de Shenzen, o Silicon Valley da China -
App do dia
Identificação de plantas conta com a ajuda da PlantNet -
Site do dia
Sidenote é uma extensão para o Chrome que permite comentar ou falar ao vivo em qualquer página web -
How to TEK
Capte fotografias com maior qualidade com estas 8 dicas simples
Comentários