Para fechar fevereiro com chave de ouro, sete planetas vão enfeitar o céu, num desfile planetário protagonizado por Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno. O momento reveste-se de especial importância, uma vez que o próximo alinhamento do género só acontecerá em 2040

Se Vénus, Marte e Júpiter já eram visíveis a olho nu este mês, Mercúrio junta-se agora ao grupo. Uma vez que Saturno e Mercúrio estão próximos do horizonte, nem sempre é fácil observá-los. Já no caso de Úrano e Neptuno, vai mesmo precisar da ajuda adicional de um telescópio para os poder observar.

De acordo com as recomendações de especialistas, a altura ideal para observar o fenómeno é uma hora após o pôr do sol, focando-se na direção sul e sudoeste. Idealmente deverá estar num local que esteja longe da poluição luminosa das cidades. Se estiver uma noite clara e sem nuvens, poderá observar o alinhamento planetário com maior clareza.

Como observar o desfile de planetas?
Como observar o desfile de planetas? Alinhamento dos sete planetas no céu visto a partir do hemisfério norte Vito Technology/starwalk.space

Os planetas brilharão mais do que as estrelas e Marte surgirá no céu como um ponto laranja-avermelhado. Caso se sinta um pouco "perdido", as aplicações de observação de estrelas como a Star Walk 2, a Sky Map, a Nightshift, ou a Heavens Above entre muitas mais opções para Android e iOS, podem ajudar a escolher onde procurar.

Por outro lado, se está num local onde as condições não são as melhores para observar o “desfile” de planetas, sempre pode assistir online através de uma transmissão ao vivo organizada pelo projeto Virtual Telescope.

Quadrântidas no céu noturno de janeiro e outras atrações do “cartaz celestial” de 2025
Quadrântidas no céu noturno de janeiro e outras atrações do “cartaz celestial” de 2025
Ver artigo

Embora o próximo alinhamento dos sete planetas só ocorra em 2040, há mais oportunidades para observar outros "desfiles" planetários nos próximos anos. Como aponta a NASA, em outuburo de 2028, será possível observar um alinhamento de cinco planetas no céu antes do nascer do Sol.

Já no final de fevereiro de 2034, cinco planetas voltarão a protagonizar o mesmo fenómeno, desta vez, depois do pôr do Sol, com Vénus e Mercúrio a serem mais difíceis de observar.

Os fenómenos astronómicos são fascinantes e, embora alguns consigam ser observados a partir da Terra, outros só conseguem ser captados em todo o seu esplendor com recurso a tecnologia espacial. Por exemplo, as missões da NASA continuam a dar-nos bons “postais” cósmicos, mas também imagens do nosso planeta captadas a partir do Espaço. Na galeria que se segue poderá recordar algumas das mais espetaculares do primeiro mês de 2025, publicadas pela agência espacial norte-americana.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe