
Um estudo liderado pela NASA revelou que o nível global do mar subiu mais do que o esperado em 2024, alcançando uma taxa de 0,59 centímetros por ano, em comparação com a previsão de 0,43 centímetros. Este aumento deve-se principalmente ao aquecimento dos oceanos, que faz com que a água se expanda, e ao derretimento de gelo terrestre, como glaciares.
Em anos recentes, dois terços do aumento do nível do mar eram atribuídos ao degelo, enquanto um terço era causado pela expansão térmica da água do mar. Contudo, em 2024, estes valores inverteram-se: dois terços do aumento vieram da expansão térmica, impulsionada pelo facto de 2024 ter sido o ano mais quente já registado.
“O aumento observado em 2024 foi maior do que esperávamos. Embora cada ano tenha as suas variações, está claro que o nível do mar continua a subir e a velocidade desse aumento está a acelerar", ponta Josh Willis, investigador do JPL da NASA.
Desde que começaram os registos por satélite, em 1993, a taxa anual de aumento do nível do mar mais do que duplicou, atingindo um total de 10 centímetros em 30 anos.
Os cientistas destacam que as causas incluem o aquecimento das águas superficiais, misturas verticais provocadas por ventos fortes e correntes marítimas intensas, bem como fenómenos climáticos como o El Niño, que redistribui o calor nos oceanos.
Clique nas imagens da galeria para mais dados
"Com 2024 como o ano mais quente de sempre, os oceanos estão a expandir-se a níveis recorde, atingindo os valores mais elevados em três décadas”, sublinha Nadya Vinogradova Shiffer, responsável pela observação física dos oceanos na NASA.
Veja o vídeo de animação que representa o crescimento do nível do mar
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
O melhor do céu e da Terra em imagens de eclipses, nebulosas e desafios planetários -
App do dia
Tem uma agenda cheia de tarefas? Sectograph ajuda a gerir o tempo com um "relógio" interativo -
Site do dia
Perde tempo a escrever um rascunho de texto por causa das correções? Teste o site do dia Flowdrafter -
How to TEK
Como planear os locais a visitar nas férias e em grupo no Google Maps
Comentários