Um executivo sénior da NASA afirmou, em declarações à BBC (via Forbes), que a organização espacial tem planos para sediar humanos na Lua. O objetivo está traçado para se concretizar ainda esta década.
Howard Hu, supervisor da nave espacial Orion, que será usada no âmbito do projeto Artemis, não sabe por quanto tempo será possível manter esta residência, nem com que capacidade.
A primeira missão do projeto foi lançada na passada semana, com vista a testar a estrutura que, em 2024, será responsável por colocar um grupo de astronautas na órbita da Lua. No ano seguinte, é esperado que outros pisem o satélite natural da Terra, pela primeira vez desde 1972.
A NASA atribui uma larga importância a este evento, uma vez que o mesmo servirá de plataforma ao conhecimento necessário para levar humanos a Marte. "Será muito importante explorar para lá da órbita terrestre", afirmou Hu em relação ao impacto que esta iniciativa terá no projeto do Planeta Vermelho.
O Artemis é um programa espacial de 93 mil milhões de dólares que visa estabelecer presença humana na Lua antes das viagens a Marte. Um dos objetivos passa por explorar o pólo sul do astro para determinar a existência de água, que seria essencial para alimentar as missões a Marte.
Ainda ontem a cápsula Orion fez a primeira aproximação à Lua, na primeira parte desta missão, depois do lançamento do foguetão Space Launch System (SLS), desenvolvido pela NASA.
Veja as imagens da aproximação da Orion à Lua
Em destaque
-
Multimédia
Football Manager 26 regressa depois de um ano "lesionado". É para ganhar o campeonato? -
Site do dia
Ondas de 20 metros registadas a partir do espaço funcionam como "mensageiras" de tempestades -
App do dia
Viva a história emocionante de Anne através da resolução de puzzles -
How to TEK
Foi adicionado a um grupo no WhatsApp por alguém que não conhece? Saiba como sair de “mansinho” e reportar
Comentários