Um executivo sénior da NASA afirmou, em declarações à BBC (via Forbes), que a organização espacial tem planos para sediar humanos na Lua. O objetivo está traçado para se concretizar ainda esta década.

Howard Hu, supervisor da nave espacial Orion, que será usada no âmbito do projeto Artemis, não sabe por quanto tempo será possível manter esta residência, nem com que capacidade.

Histórico! 50 anos depois da missão Apollo NASA lança Artemis para regressar à Lua
Histórico! 50 anos depois da missão Apollo NASA lança Artemis para regressar à Lua
Ver artigo

A primeira missão do projeto foi lançada na passada semana, com vista a testar a estrutura que, em 2024, será responsável por colocar um grupo de astronautas na órbita da Lua. No ano seguinte, é esperado que outros pisem o satélite natural da Terra, pela primeira vez desde 1972.

A NASA atribui uma larga importância a este evento, uma vez que o mesmo servirá de plataforma ao conhecimento necessário para levar humanos a Marte. "Será muito importante explorar para lá da órbita terrestre", afirmou Hu em relação ao impacto que esta iniciativa terá no projeto do Planeta Vermelho.

O Artemis é um programa espacial de 93 mil milhões de dólares que visa estabelecer presença humana na Lua antes das viagens a Marte. Um dos objetivos passa por explorar o pólo sul do astro para determinar a existência de água, que seria essencial para alimentar as missões a Marte.

Ainda ontem a cápsula Orion fez a primeira aproximação à Lua, na primeira parte desta missão, depois do lançamento do foguetão Space Launch System (SLS), desenvolvido pela NASA.

Veja as imagens da aproximação da Orion à Lua

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.