É normal que os astronautas na Estação Espacial partilhem fotografias, mensagens e informação sobre a atividade na estação orbital, sobretudo de investigação científica, mas na última semana tem sido também a pandemia de COVID-19 que domina as mensagens partilhadas no Twitter.

Visto do espaço parece que nada mudou na Terra, e a distância não permite perceber que as ruas estão vazias, e que as pessoas estão confinadas em casa em toda a Europa e já em muitos outros países do mundo.

Jessica Meir, uma das astronautas na ISS, lembra mesmo que visto do espaço é fácil perceber que estamos todos juntos

Entre as tarefas que esta semana os astronautas tiveram de realizar, e que estiveram focadas no efeito da presença em gravidade zero no coração, na genética, na pressão craniana e ocular, houve tempo para Andrew Morgan gravar uma mensagem sobre o COVID-19 que falou sobre a família e toda a equipa da NASA.

A NASA já fechou alguns dos serviços devido à pandemia de COVID-19 mas mantém o apoio a funções vitais. Há uma equipa de astronautas que está na fase final de treino para partir para a Estação Espacial no dia 9 de abril, e para já não há indicações de que possa ser adiada. Desta vez a equipa tem um astronauta da NASA, Chris Cassidy, e dois russos da Roscosmos, Anatoly Ivanishin e Ivan Vagner.

Veja algumas das imagens que os astronautas têm partilhado nos últimos dias, com fotografias do Japão e de auroras boreais captadas em órbita.