A Blue Origin adiou aquele que será o quarto voo tripulado da New Shepard para esta quinta-feira, 31 de março. Na origem do adiamento por dois dias esteve a previsão local de ventos fortes, tanto na altura do lançamento como da recuperação da espaçonave.

“O clima é o único fator que falta assegurar para realizamos o lançamento”, é possível ler-se num post publicado no Twitter esta segunda-feira, justificando o sucedido, onde a Blue Origin informa que todas as restantes operações da missão foram concluídas com sucesso.

A remarcação do voo para fugir aos ventos fortes pode, no entanto, resultar numa outra “tormenta”. É que para esta quinta-feira os astrónomos estão a prever uma tempestade eletromagnética…

A New Shepard, que consiste num foguete e numa cápsula reutilizáveis, já realizou um total de 19 voos, e é justamente por isso que o voo suborbital desta quinta-feira foi batizado como NS-20.

Blue Origin fez novo voo com passageiros a bordo. Veja o vídeo e as imagens
Blue Origin fez novo voo com passageiros a bordo. Veja o vídeo e as imagens
Ver artigo

A bordo estarão seis “passageiros”, mas desta vez sem nenhuma celebridade entre o grupo, como foi habitual nos voos tripulados anteriores, depois da desistência de Pete Davidson. A estrela do programa norte-americano Saturday Night Live deparou-se com conflitos de agenda, após a data de voo ter mudado, pela primeira vez, do dia 23 para o dia 29 de março e teve de desistir da experiência.

A tripulação ficou assim formada por cinco clientes “pagos” e um colaborador da Blue Origin: o empresário Marty Allen, o casal filantrópico Sharon e Marc Hagle, o professor universitário Jim Kitchen, o presidente da Commercial Space Technologies George Nield e o arquiteto-chefe do sistema New Shepard Gary Lai - que substituiu Pete Davidson.

O último voo tripulado da New Sheperd foi realizado a 13 de dezembro de 2021 e entre os membros a bordo esteve Laura Shepard Churchley, filha do astronauta pioneiro da NASA, Alan Shepard, que há 60 anos foi o primeiro americano a viajar ao espaço e o quinto a caminhar na Lua, em 1971, na missão Apolo 14. A espaçonave da Blue Origin ganhou o nome em sua homenagem.

Veja na galeria as imagens do voo

Recorde-se que a primeira missão tripulada de todas teve como protagonista o próprio fundador da Blue Origin, Jeff Bezos, naquele que foi um dia histórico para a empresa. Já o segundo, foi a viagem de uma vida para William Shatner, o eterno Capitão Kirk da saga Star Trek.