Recentemente, astrónomos anunciaram que um destroço de um foguetão Falcon 9 da SpaceX, usado em 2015 para lançar o Deep Space Climate Observatory (DSCOVR), atingiria o lado oculto da Lua a 4 de março. No entanto, o astrónomo que descobriu a nova trajetória do objeto dá agora a conhecer que o que está a caminho da Lua não é um módulo de um Falcon 9.
Numa atualização, Bill Gray explica que a 12 de fevereiro recebeu um email de Jon Giorgini, engenheiro do Jet Propulsion Laboratory da NASA, a indicar que a trajetória do DSCOVR não foi assim tão próxima da Lua e que seria estranho se o módulo do foguetão que o transportou lá fosse parar.
O astrónomo decidiu rever a informação que tinha recolhido, assim como os cálculos que tinha realizado, e apercebeu-se que o objeto que tinha identificado há cerca de sete anos não era o módulo de um Falcon 9.
Bill Gray acredita então que o objeto poderá ser na verdade um módulo do foguetão Long March 3C que levou a missão lunar chinesa Chang'e 5-T1 para o Espaço em 2014.
Quanto ao impacto do módulo à deriva com o lado oculto da Lua, de acordo com os cálculos atualizados, espera-se que aconteça na mesma no próximo dia 4 de março, pelas 12h25 UTC. A forma como o objeto se desloca dificulta uma localização exata, embora seja provável que varie apenas alguns quilómetros.
O impacto previsto para o próximo mês não será visível a partir da Terra, no entanto, recentemente, Gianluca Masi, astrónomo do Virtual Telescope Project, conseguiu captar o destroço à medida que se movimentava pelo Espaço. Tendo em conta a nova informação acerca do objeto espacial, o astrónomo atualizou a animação.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários