Recentemente, astrónomos anunciaram que um destroço de um foguetão Falcon 9 da SpaceX, usado em 2015 para lançar o Deep Space Climate Observatory (DSCOVR), atingiria o lado oculto da Lua a 4 de março. No entanto, o astrónomo que descobriu a nova trajetória do objeto dá agora a conhecer que o que está a caminho da Lua não é um módulo de um Falcon 9.

Numa atualização, Bill Gray explica que a 12 de fevereiro recebeu um email de Jon Giorgini, engenheiro do Jet Propulsion Laboratory da NASA, a indicar que a trajetória do DSCOVR não foi assim tão próxima da Lua e que seria estranho se o módulo do foguetão que o transportou lá fosse parar.

O astrónomo decidiu rever a informação que tinha recolhido, assim como os cálculos que tinha realizado, e apercebeu-se que o objeto que tinha identificado há cerca de sete anos não era o módulo de um Falcon 9.

Bill Gray acredita então que o objeto poderá ser na verdade um módulo do foguetão Long March 3C que levou a missão lunar chinesa Chang'e 5-T1 para o Espaço em 2014.

Quanto ao impacto do módulo à deriva com o lado oculto da Lua, de acordo com os cálculos atualizados, espera-se que aconteça na mesma no próximo dia 4 de março, pelas 12h25 UTC. A forma como o objeto se desloca dificulta uma localização exata, embora seja provável que varie apenas alguns quilómetros.

O impacto previsto para o próximo mês não será visível a partir da Terra, no entanto, recentemente, Gianluca Masi, astrónomo do Virtual Telescope Project, conseguiu captar o destroço à medida que se movimentava pelo Espaço. Tendo em conta a nova informação acerca do objeto espacial, o astrónomo atualizou a animação.

Destroço do foguetão Long March 3C em rota de colisão com a Lua Destroço do foguetão Long March 3C em rota de colisão com a Lua
créditos: Gianluca Masi | Virtual Telescope Project