Oleg Artemyev e Denis Matveev saíram novamente da Estação Espacial Internacional. O passeio dos dois cosmonautas russos teve como objetivo completar as tarefas que ficaram pendentes durante a caminhada de 17 de agosto, interrompida devido a problemas com um dos fatos espaciais, e que durou apenas quatro horas em vez das sete programadas.

Como é habitual, a NASA transmitiu o evento em direto no seu canal do YouTube, com alguns momentos “isolados” partilhados no Twitter. O planeta Terra, a pouco mais de 400 km de distância, foi o cenário de fundo em muitos momentos do passeio, resultando em imagens sempre bonitas de ver.

Clique nas imagens para mais pormenor

Batizado de VKD-54a para deixar claro que era uma continuação do anterior - o VKD-54 -, o passeio de dia 2 de setembro durou sete horas, 48 ​​minutos e 11 segundos. Entre as várias tarefas a cumprir à superfície da ISS, a principal era ajustar o braço robótico europeu ERA, instalado no novo módulo do Laboratório Multifuncional Russo (MLM), e que tinha ficado suspensa no passeio anterior.

Segundo informou a NASA, desta vez os dois cosmonautas conseguiram completar todas as tarefas pendentes e até adiantar outras. Esta foi a oitava caminhada espacial dedicada ao ajustamento do braço robótico, quando a primeira decorreu em abril de 2021.

Artemiev, Matveev e o colega de tripulação Sergei Korsakov chegaram à ISS a 18 de março, a bordo da espaçonave Soyuz MS-21, tendo regresso marcado para o final de setembro. Além dos três cosmonautas russos, estão atualmente na estação espacial internacional ISS o italiano Cristoforetti e os americanos Kjell Lindgren, Robert Hines e Jessica Watkins.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.