De acordo com os ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Defesa Nacional, são dois centros de inovação em tecnologias de informação na área da defesa, no âmbito do projeto `DIANA´ [“Defence Innovation Accelerator for the North Atlantic], recentemente aprovado pela Aliança Atlântica.

Este projeto visa "acelerar o desenvolvimento de soluções tecnológicas emergentes e disruptivas", com aplicação de duplo uso, civil e militar, e irá concentrar-se em tecnologias consideradas prioritárias pela Aliança Atlântica: inteligência artificial, processamento de dados, biotecnologia, sistemas de armamento autónomos, novos materiais e espaço, de acordo com uma nota divulgada ontem no site da NATO.

Europa tem 95 mil milhões de euros para investigação e inovação: quanto e onde Portugal mais pode aproveitar?
Europa tem 95 mil milhões de euros para investigação e inovação: quanto e onde Portugal mais pode aproveitar?
Ver artigo

O governo refere, no comunicado, que Portugal vai receber um centro acelerador de inovação em rede, a instalar na Arsenal do Alfeite, S.A., em Almada, e um centro de testes no Centro de Experimentação e Operacional da Marinha, em Tróia, que deverão iniciar operações em 2023.

Para o governo, a instalação destas estruturas em território nacional "representa uma relevante oportunidade para a economia de defesa nacional e sua aproximação à rede de inovação que agora nasce na Aliança".

Entre os Estados-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte, Portugal foi um dos países com duas candidaturas aprovadas para participar no projeto, lê-se, no comunicado.

O projeto DIANA visa ainda juntar investigadores e empresas tecnológicas para "resolver problemas críticos de segurança e defesa". Os participantes no programa terão acesso a vários centros de inovação digitais dos países aliados.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.