O mapa do centro europeu de controle de doenças (ECDC) é atualizado todas as semanas para mostrar a evolução dos casos de COVID-19 e inclui já as novas medidas definidas pelo Conselho da UE a 14 de junho, com  restrição à liberdade de movimentos na Europa.

No mapa combinado, de testes e notificações de casos positivos, Portugal continental está pintado a vermelho, considerando os últimos 14 dias com 75 a 200 casos positivos por 100 mil habitantes ou acima dos 4%. É o segundo nível mais grave, logo após o vermelho escuro, onde Portugal também já esteve no início deste ano.

O agravamento da situação pode implicar novos níveis de restrições às viagens.

Nas últimas semanas a Península ibérica tem estado a laranja, com a zona da Andaluzia a vermelho, situação que agora se alarga a outras regiões de Espanha, e destaca-se de uma Europa já maioritariamente verde.

Pandemia já fez 3,9 milhões de mortos em todo o mundo

A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 3.949.567 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Presse.

Mais de 182.134.540 pessoas foram infetadas pelo novo coronavírus em todo o mundo, segundo o balanço, feito às 11:00 TMG (12:00 em Lisboa) de hoje com base em fontes oficiais.

Na quarta-feira, registaram-se 8.607 mortes e 384.099 novas infeções, segundo os números coligidos e divulgados pela agência.

Os países que registaram mais mortes nesse dia foram o Brasil (2.081), Índia (1.005) e Rússia (672).

Os Estados Unidos continuam a ser o país mais afetado, tanto em número de mortes como de infeções, com um total de 604.714 mortes e 33.665.034 casos, segundo os dados da universidade Johns Hopkins.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Brasil, com 518.066 mortes e 18.557.141 casos, a Índia com 399.459 mortes (30.411.634 casos), o México com 233.047 mortes (2.519.269 casos) e o Peru com 192.331 mortos (2.052.065 casos).

Entre os países mais atingidos, o Peru é o que apresenta o maior número de mortes em relação à sua população, com 583 mortes por 100.000 habitantes, seguido pela Hungria (311), Bósnia (295), República Checa (283) e Macedónia do Norte ( 263).

Como está a evoluir a vacinação na Europa?

A ECDC mantém também a monitorização da evolução da toma de vacinas na Europa, com dados para os vários países que podem ser consultados online num mapa interativo, e com dados atualizados.

Mais de 224 milhões de adultos já foram vacinados na europa, uma taxa acumulada de 60,6%, e o objetivo é chegar aos 70%, uma meta que deverá permitir a desejada imunidade de grupo.

vacinas ECDC

Em Portugal 62% da população já está vacinada com pelo menos uma dose e 38,4% já têm a vacinação completa. O ministério da Saúde indica que já foram administradas 8.290.037 vacinas contra a Covid-19 em Portugal.

Hoje fica oficialmente disponível o Certificado Digital COVID, o documento que atesta que os cidadãos estão vacinados, tiveram já a doença ou têm um teste negativo e que está implementado em 21 países da Europa, servindo como documento para viagem.

O SAPO TEK preparou uma lista de respostas a perguntas frequentes sobre o certificado e mostra onde o pode obter.

45 concelhos com risco elevado ou muito elevado em Portugal e circulação limitada

Com a situação pandémica a agravar.se em Portugal o Governo decidiu hoje agravar as medidas de restrição à circulação. Em conferência de imprensa, após a reunião do Conselho de Ministros, em Lisboa, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, disse que nos concelhos de risco elevado ou muito elevado passará a existir uma limitação da circulação na via pública "a partir das 23:00 e até às 05:00", explicando que a medida visa reduzir ajuntamentos, pelo que "não tem nenhuma exceção" relacionada com a apresentação de teste negativo de covid-19 ou certificado digital de vacinação.

A intenção do Governo é que a medida entre em vigor o mais rápido possível, prevendo que isso possa acontecer a partir de sexta-feira.

Sobre a atualização do mapa de risco, Mariana Vieira da Silva informou que aumentaram de três para 19 os concelhos de risco muito elevado de incidência de covid-19, juntando-se a Albufeira, Lisboa e Sesimbra outros 16 municípios que agora recuam no plano de desconfinamento, designadamente Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Constância, Loulé, Loures, Mafra, Mira, Moita, Odivelas, Oeiras, Olhão, Seixal, Sintra e Sobral de Monte Agraço.

O nível de risco muito elevado de transmissibilidade da covid-19 identifica os concelhos que registem, pela segunda avaliação consecutiva, uma taxa de incidência superior a 240 casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias (ou superior a 480 se forem concelhos de baixa densidade populacional).

Quanto aos concelhos no nível de risco elevado de incidência de covid-19, passaram a ser 26, nomeadamente Alcochete, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Avis, Braga, Castelo de Vide, Faro, Grândola, Lagoa, Lagos, Montijo, Odemira, Palmela, Paredes de Coura, Portimão, Porto, Rio Maior, Santarém, São Brás de Alportel, Sardoal, Setúbal, Silves, Sines, Sousel, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação depois do Conselho de Ministros de hoje. Última atualização 18h16

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.