Cerca de duas horas antes da hora prevista para o lançamento, na segunda-feira, a agência espacial norte-americana identificou uma anomalia numa válvula do foguetão Atlas V, anunciou o fabricante do foguetão, o grupo ULA.
"A prioridade da NASA é a segurança", reagiu o diretor da agência espacial norte-americana, Bill Nelson. A descolagem terá lugar quando estiver tudo pronto, escreveu na rede social X (antigo Twitter).
Uma nova tentativa de descolagem pode acontecer já hoje, ou na sexta-feira ou no sábado, mas ainda não foi anunciada qualquer nova data.
A Boeing está a apostar fortemente nesta última missão de teste, que deverá permitir juntar-se ao clube muito reduzido das naves espaciais que transportam astronautas.
Veja na galeria como é o interior da cápsula do Starliner:
O gigante aeroespacial tem de demonstrar que o veículo é seguro antes de poder iniciar missões regulares à ISS, com quatro anos de atraso em relação à SpaceX.
A cápsula Dragon da SpaceX juntou-se a esta lista em 2020, sucedendo aos lendários programas Mercury, Gemini, Apollo e aos vaivéns espaciais. Após o fim do programa de vaivéns em 2011, os astronautas da NASA tiveram de viajar a bordo da nave espacial russa Soyuz.
Para pôr fim a esta dependência, em 2014, a agência espacial norte-americana assinou contratos no valor de 4,2 mil milhões de dólares (3,9 mil milhões de euros) com a Boeing e de 2,6 mil milhões de dólares (2,42 mil milhões de euros) com a SpaceX para o desenvolvimento de novas naves espaciais.
Quando a Starliner estiver operacional, a NASA espera alternar entre voos da SpaceX e da Boeing para levar os astronautas para a ISS.
Após a desativação da ISS em 2030, as duas naves vão poder ser utilizadas para transportar pessoas para futuras estações espaciais privadas, que várias empresas norte-americanas já estão a planear construir.
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