1A ionosfera vai ser estudada num novo programa chamado NEWSAT, que visa o desenvolvimento de um demonstrador de um nano-satélite. Este projeto foca-se na ciência de dados, através do Centro de Sistemas de Informação e Computação Gráfica (CSIG), sob a tutela do INESC TEC. A instituição faz parte deste projeto liderado pela Stratosphere, com a parceria da INEGI e Clarke Modet, ao abrigo do programa MIT Portugal, do qual a Massachusetts Institute of Technology é também parceira.

O papel do INESC TEC passa pela ciência de dados, através do CSIG, e outra tecnologia, fornecido pelo Centro de Engenharia e Sistemas Empresariais (CESE). A equipa terá de definir o conceito científico da missão, que tem o objetivo de compreender a transferência de energia na atmosfera terrestre. E a atmosfera superior que constitui a interface dinâmica entre a Terra e o espaço é fundamental para a compreender.

O telescópio da ESA que vai tirar uma radiografia ao Universo leva tecnologia “made in PT” a bordo
O telescópio da ESA que vai tirar uma radiografia ao Universo leva tecnologia “made in PT” a bordo
Ver artigo

O INESC TEC refere que dada a instabilidade da região, influenciada pelas condições meteorológicas abaixo e pelas condições no espaço acima, existem falta de medições diretas. E por isso vão ser utilizados novos sensores criados para o propósito na medição de parâmetros essenciais da atmosfera superior, “incluindo das caraterísticas físicas do plasma da ionosfera e a identificação com elevada precisão dos elementos químicos”, é explicado.

Ainda no que diz respeito à distribuição de outras tarefas, a CSIG vai desenvolver o conceito da missão científica, adotando esta mesma tecnologia, definindo o seu contexto e identificação dos requisitos, assim como a gestão de dados. A INESC TEC vai ainda desenvolver estratégias para a adoção de tecnologias emergentes, considerando que há novos mercados de serviços e aplicações espaciais para as mesmas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.