"O lançamento está previsto para 24 de fevereiro", indicou à AFP uma fonte da agência espacial russa (Roscosmos), precisando que a decisão final pertence à Comissão de Estado, que deve reunir-se "proximamente".

A Roscosmos indicou, num comunicado, que "o Conselho dos principais projetistas [aeroespaciais] recomendou à Comissão de Estado programar o lançamento do módulo especial Soyuz MS-23 […] a partir de Baikonur no dia 24 de fevereiro às 03:34, hora de Moscovo" (00:24 em Lisboa).

Na segunda-feira, a agência espacial russa tinha anunciado que iria adiar o lançamento do Soyuz MS-23 - que deverá trazer três astronautas para a Terra - para, o mais tardar, o início de março, após descobrir uma nova fuga a bordo de outro módulo atracado na ISS.

Meteorito de pequena dimensão pode ter causado fuga no módulo russo da Estação Espacial
Meteorito de pequena dimensão pode ter causado fuga no módulo russo da Estação Espacial
Ver artigo

Este novo incidente ocorreu dois meses depois de uma primeira fuga noutro módulo acoplado à estação, que deveria trazer dois cosmonautas russos e o americano Frank Rubio de volta à Terra.

Perante a impossibilidade de usar a cápsula danificada, a Roscosmos anunciou em meados de janeiro que queria usar outra cápsula, a Soyuz MS-23, para ir à estação internacional resgatar a tripulação.

A ISS é um dos poucos campos de cooperação ainda em curso entre Moscovo e Washington desde o início da invasão russa à Ucrânia, lançada precisamente em 24 de fevereiro de 2022 e que levou a sanções internacionais contra a Rússia.