No início de março, a missão Juno da NASA completou seu 49º sobrevoo próximo a Júpiter. Enquanto a sonda passava baixo sobre o topo das nuvens do planeta gigante, o instrumento JunoCam captou bandas de névoa de alta altitude a formarem-se acima de ciclones.

A área retratada é conhecida como Jet N7 e, mais especificamente, no momento em que o registo foi feito, Juno estava a cerca de 8.200 quilómetros acima do topo das nuvens de Júpiter, a uma latitude de cerca de 66 graus.

O resultado final foi processado pelo cientista cidadão Björn Jónsson, que pegou na imagem em bruto, melhorando o contraste e a nitidez.

Lançada em 2011, a sonda orbita Júpiter desde o dia 4 de julho de 2016, com o primeiro sobrevoo científico a ocorrer 53 dias depois. Durante este tempo, já percorreu mais de 820 milhões de quilómetros, espreitando nomeadamente as luas geladas Europa e Ganimedes, além da ardente Io.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre os registos

Recentemente, Juno teve divulgada uma imagem de grande sucesso entre os amantes do cosmos, ao “assistir na primeira fila” a um relâmpago - e a registar o seu clarão para a posteridade.

Embora tenha sido destacada agora, a imagem do relâmpago visto num vórtice perto do polo norte de Júpiter foi registada quando a Juno completou seu 31º sobrevoo próximo de Júpiter, no dia 30 de dezembro de 2020. O cientista cidadão Kevin M. Gill foi o autor da imagem final, processando-se, dois anos depois, a partir de dados brutos do instrumento JunoCam a bordo da nave.

No momento em que a imagem em bruto foi captada, Juno estava a cerca de 32 mil quilómetros acima do topo das nuvens de Júpiterindica a agência espacial norte-americana.

A sonda chegou a ter o seu o fim marcado para o verão de 2021, que seria concretizado num mergulho na vasta atmosfera de Júpiter, com “morte assistida”, para o derradeiro objetivo de recolher o máximo de dados possível, antes das elevadas pressões destruírem a nave. Só que a NASA mudou de ideias.

A agência espacial decidiu prolongar a missão Juno até setembro de 2025, atribuindo-lhe novas “áreas” para explorar. A sonda ficou de alargar a sua capacidade de observação a todo o sistema joviano, ou seja, planeta, anéis e luas.