A SpaceX prepara para o lançamento de mais um Falcon 9, mas “com brinde”. Isto porque, além de colocar em órbita mais um conjunto de satélites Starlink, a empresa para o Espaço gerida por Elon Musk quer bater o recorde do maior número de viagens de um propulsor de foguetões Falcon 9.

O protagonista é o Booster 1062, que voou pela primeira vez em novembro de 2020 e que será lançado pela 20ª vez. A partida vai contar com transmissão em direto da SpaceX desde as 21h16 locais desta sexta-feira - 02h16 da madrugada de sábado em Lisboa -, apenas cinco minutos antes do lançamento programado a partir do complexo espacial de Cape Canaveral, na Flórida, EUA.

Depois de colocar na órbita baixa da Terra um conjunto de 23 novos satélites Starlink, espera-se que o booster pouse verticalmente no drone “A Shortfall of Gravitas”, no Oceano Atlântico. Há um lançamento de reserva agendado para o dia seguinte, se as condições meteorológicas não estiverem reunidas para este, informa a SpaceX.

SpaceX perdeu foguetão recordista de forma inusitada já depois de estar "são e salvo"
SpaceX perdeu foguetão recordista de forma inusitada já depois de estar "são e salvo"
Ver artigo

Durante a transmissão em direto, está previsto que os espectadores possam assistir à subida do Falcon 9, à separação dos estágios e à “largada” dos satélites. O webcast também mostrará o pouso vertical do primeiro estágio no Oceano Atlântico, aproximadamente oito minutos após o lançamento.

O Booster 1062 já é famoso por deter o recorde de retorno mais rápido com apenas 21 dias, tendo voado anteriormente a 16 de março. Esperamos que tenha melhor sorte do que a de um dos seus “pares”, que no passado mês de dezembro.

O Booster 1058 chegou a completar o seu voo 19 com sucesso sem nada que fizesse prever que aquela seria a sua última viagem. Como de costume, o propulsor recordista de 42,1 metros de altura fez a parte mais difícil de regressar e pousar com segurança numa plataforma no Oceano Atlântico. E tudo correu bem até à parte de voltar à terra.

Clique nas imagens para ver o lançamento de dia 23 de dezembro

Naquela que acabou por ser a sua viagem final, o propulsor ajudou a dar boleia a 23 novos satélites do serviço de internet Starlink. Nos últimos três anos e meio, ao longo dos seus 19 voos, conduziu mais de 860 satélites até ao espaço.

Pequenos "dissabores" à parte, a SpaceX tem demonstrado o compromisso de reutilizar propulsores e naves para reduzir custos e aumentar a frequência de voos, tornando o espaço mais acessível para empresas e organizações. A ser ultrapassado, este marco não só mostra o sucesso contínuo da empresa de Elon Musk, mas também destaca as possibilidades ilimitadas da exploração espacial e da tecnologia.