A SpaceX conseguiu a aprovação para construir uma nova fábrica onde desenvolverá a tecnologia necessária para levar missões tripuladas à Lua e a Marte. Se tudo correr como planeado, as futuras instalações da empresa liderada por Elon Musk estarão localizadas num dos segmentos do porto de Los Angeles durante os próximos 10 anos.

A fábrica estará mais perto da sede da SpaceX na cidade, local onde construiu o foguetão Falcon 9 e as cápsulas para a missão Crew Dragon. Embora não sejam permitidos lançamentos na nova instalação, o facto de fazer parte do porto permite o transporte marítimo para uma localização apropriada. Prevê-se que a fábrica dê origem a 130 novos postos de trabalho, avança a Reuters.

Há dois anos, a SpaceX conseguiu obter uma licença semelhante, mas cancelou os seus planos originais. A empresa acabou por desenvolver a primeira fase do projeto Starship, assim como testar o protótipo Starhopper nas instalações em Boca Chica, no Texas.

SpaceX quer “voos mais altos” para a Starship e pede autorização para teste crucial
SpaceX quer “voos mais altos” para a Starship e pede autorização para teste crucial
Ver artigo

A SpaceX continua, entretanto, a trabalhar para obter as licenças necessárias para novos testes da nave espacial que vai viajar para Marte. Até meados de março deste ano, a empresa quer testar os motores Raptor do Starship a uma altitude mais elevada que o habitual e depois conseguir aterrá-lo em solo firme para provar que este consegue ser reutilizado quando aterra em outros planetas. Recentemente a SpaceX mostrou o novo protótipo da Starship, referindo que os testes começariam dentro de meses.

Recorde-se que em outubro de 2019, as instalações da SpaceX receberam uma visita de Jim Bridenstine, administrador da NASA e Elon Musk colocou-o a par do progresso, confirmando que a Crew Dragon estava prestes a começar as operações de transporte de astronautas, a partir de solo americano no início de 2020.

SpaceX conclui com sucesso testes da Crew Dragon. Certificação para transportar astronautas para breve
SpaceX conclui com sucesso testes da Crew Dragon. Certificação para transportar astronautas para breve
Ver artigo

Já em janeiro deste ano, a SpaceX conseguiu realizar com sucesso um teste ao sistema de emergência da missão, conseguindo obter a certificação da NASA para o início de testes pilotados. O próximo passo é fazer um teste tripulado, com a Demo-2, o qual está previsto para o primeiro trimestre de 2020. A bordo da Crew Dragon seguirão os astronautas da NASA, Bob Behnken e Doug Hurley, que serão os pilotos de teste da cápsula.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.