A SpaceX atrasou o seu calendário de testes do voo orbital de teste da Starship, aquela que pretende ser a nave para transportar o homem para a Lua e Marte. Em julho, durante um teste, o foguetão Super Heavy que servirá para impulsionar a Starship ao espaço explodiu, deixando-o em chamas na base da empresa de Elon Musk em Boca Chica, no Texas.

O processo de teste de fogo estático correu bem, na nova tentativa feita agora com o Booster 7. Este é um passo muito importante para que a nave espacial inicie os testes de voo. Apenas foi disparado um único motor Raptor, que se manteve acesso por alguns segundos, necessários para os engenheiros verificarem a sua performance.

De referir que o Booster 7 está equipado com um total de 33 motores Raptor de segunda geração, para projetarem a nave espacial na sua viagem. Tirando lições do voo anterior malsucedido, a equipa agora não faz testes iniciais com todos os motores ao mesmo tempo.

Foguetão Super Heavy da SpaceX sofre explosão inesperada durante teste
Foguetão Super Heavy da SpaceX sofre explosão inesperada durante teste
Ver artigo

Segundo o Engadget, a SpaceX também realizou testes de fogo estático em dois dos seis motores Raptor da nave Starship 24. Trata-se do protótipo atual do sistema de lançamento do estágio superior e aquele que vai voar ao espaço durante o primeiro teste orbital da Starship.

A SpaceX tinha planos para conduzir o primeiro voo orbital de testes em julho, mas devido à aparatosa explosão essa data está agora indefinida, provavelmente ditada com a conclusão e análise de mais testes bem-sucedidos.

De recordar que A SpaceX vai ter de cumprir 75 recomendações se quiser prosseguir com os planos de lançamento da sua nave espacial Starship, a partir da base de Boca Chica, no Texas. As alterações foram solicitadas pela Federal Aviation Administration (FAA), o regulador norte-americano da aviação, e decorrem de uma análise de impacto ambiental às atividades da empresa de Elon Musk na zona envolvente.